Luanda - Como observador mais ou menos atento, percebo que o partido UNITA precisa encerrar o ciclo situacionista em que se encontra para sair do irascível ostracismo indecoroso em que se encontra votada ao longo dos últimos 11 anos! É premente que assim aconteça, pois se torna urgente sair dessa situação incomoda para sua própria sobrevivência!

Fonte: Club-k.net


TORNA-SE IMPERATIVO A UNITA MUDAR DE ATITUDE

A UNITA tem claudicado sistematicamente por não possuir a identidade indispensável a qualquer partido de pendor verdadeiramente democrático. Quero afirmar aqui, que a UNITA precisa convocar urgentemente um congresso para debater todos os problemas pertinentes com total abrangência para debater todas as nuances que ajudem a definir o caminho a seguir para sair do enclave abismal em que se encontra em termos de orientação pragmática, que legitime o surgimento de uma nova e mais fortalecida direção para o quadriênio. A acontecer essa situação, a UNITA sairá vitoriosa do estado de paralisia e evitará todas as movimentações politicas eivada de indefinições sociológicas preconceituosas desconcertantes. O presidente da UNITA tem de perceber que o homem público para ser bom politico não basta sê-lo, tem que o parecer também em todos os atos públicos e privados.

SAMAKUVA NÃO PODE PERPETUAR-SE NA PRESIDÊNCIA DA UNITA, SEM QUE ESSA POSIÇÃO TRAGA GRANDES CONSTRANGIMENTOS A PRÓPRIA UNITA IDÊNTICOS AO QUE ACONTECEU COM A FRUSTRANTE SAÍDA DO EMINENTE POLITICO ABEL CHIVUKUVUKU.

São constantes e bastante divulgadas as vozes discordantes de ilustres membros da UNITA, que se levantam contra essa já massuda administração de Isaías Samakuva, trona-se cada vez mais incontornável a saída de Samakuva da presidência da UNITA. A insistência de Samakuva persistir permanecer na cadeira presidencial vitaliciamente poderá a breve trecho causar enormes estragos estruturais ao partido criado pelo carismático dr Jonas Malheiro Savimbi. A UNITA não precisa nem tem que necessariamente sangrar mais. Acredito que a continuar como esta, nesse vai que não vai, tornar-se-á impossível que não venha a breve trecho provocar uma enorme falência nos órgãos vitais do partido, que será pior a que se notabilizou frustrante para uma imensidão de militantes da UNITA, verificada com a saída do iminente politico Abel Chivukuvuku das fileiras desse partido histórico, apesar dos frequentes desmentidos, a meu ver, acredito que a saída de Abel Chivukuvuku tenha sido a maior perda jamais acontecida a esse grande partido politico.

CHEGOU A HORA DE ISAÍAS SAMAKUVA PASSAR O TESTEMUNHO AO SOBERANO POVO MILITANTE DA UNITA PARA QUE SEJA ESCOLHIDO O SEU NOVO PRESIDENTE.

Fica cada vez mais claro que é chegada a hora da massa militante agradecer o enorme esforço de Samakuva, que valentemente lutou para projetar a UNITA no contesto politico nacional e internacional, o que de facto conseguiu com grande e eficaz tenacidade e esmerado esforço aplicado no árduo trabalho de requalificação dos quadros. Samakuva apenas falhou com a continuidade de velhos costumes praticados deleitosamente por gorduchos oportunistas

que trataram de debilitar o partido, com demente voracidade debicaram toda a carne inerte até a medula, parecendo autênticos abutres esfomeados. Chegou a hora de Isaías Samakuva passar o testemunho a outra direção e tornar-se grande no patriota, garantia da mudança esperada nas hostes da UNITA, Se assim proceder, Isaías Samakuva tornar-se-á no democrata marcadamente popular em toda nossa história politica recente. Também seria o maior dos passos já dados por um politico angolano na chefia de um partido com dimensão da UNITA. Hoje Isaías Samakuva precisa colocar a UNITA no pedestal das democracias internacionalmente aceites, e sair de cena para mais tarde voltar pelo acumulo da sua experiência, que não pode ser destruída de maneira alguma pela invulgar apetência pelo poder.

EM POLITICA SÓ AS GRANDES IDEIAS SOBREVIVEM AO CATACLISMO APOCALÍPTICO POLITICO

Tanto a UNITA como Samakuva, ambos precisam sair dessa salada a angolana em que se encontram envolvidos, desse modo, a politica angolana sairá mais enriquecida e com toda certeza obterá grandes ganhos. Hoje a UNITA com o dr Samakuva não saem do vai que não vai, nem do disse que não disse os dois não passam da situação do morde e sopra. A UNITA precisa ter uma agenda politica própria para não andar continuamente ao arrepio da vontade dos seus militantes e do povo angolano na sua maioria, que hoje mais do que no passado, o povo se prepara massivamente para seguir a UNITA por um lado, por outro lado, enquanto isso, a UNITA inacreditavelmente se encontra em vésperas de desiludir todo um país que nela depositou todas as suas esperanças e nela deseja acreditar. Para isso, a UNITA tem que se preparar e passar ao ataque com uma liderança forte para assim defender com atitude e mestria, e com remanescente grandeza proceda elevado discernimento como deve fazer um grande partido credível como a UNITA para prosseguir com a garantia de realizar o sonho de liberdade do Povo angolano.

SAMAKUVA NÃO PODE MESMO OBRIGAR-NOS A ENGOLIR DE NOVO O SAPO DO CULTO DE PERSONALIDADE, JÁ CHEGA O QUE TEMOS HOJE E O QUE TIVEMOS DO PASSADO RECENTE COM O MAIS VELHO JONAS SAVIMBI NA PRESIDÊNCIA DO PARTIDO DOS MANINHOS.

No contexto da terceira etapa de luta pacifica pela libertação e pela necessária edificação da democracia verdadeira e da restauração da nação angolana do provir, a UNITA não se pode eximir das responsabilidades que lhe são assacadas, a UNITA tem responsabilidades acrescidas inerentes ao seu estatuto de maior partido da oposição, para ajudar a incrementar um estado de direito e democrático tão necessário a muito aguardado na nossa terra. Desse modo, a

sua historia pela sobrevivência enquanto movimento guerrilheiro no passado tem de ser definitivamente atirado para profundeza do mar do esquecimento. A UNITA tem de entender que não faz mais parte do grupo de partidos sanguinários e retrógrados como o MPLA/JES, que manipula tudo e todos com uma única motivação que lhe é peculiar para manter-se eternamente no poder.

A ALTERNÂNCIA DE PODER NA UNITA É NECESSÁRIA E BEM VINDA

Os ditos grandes partidos como o MPLA?JES e a UNITA que não se renovam nem acompanham as alterações que se operam no universo politico democrático, e vivem apenas teoricamente do apelo democrático sem mudarem verdadeiramente, têm futuramente a morte como premiação. A UNITA precisa ressurgir das cinzas, qual ave Fênix! Faz-se necessário uma mudança radical na forma e no modo de operar diferentemente, Samakuva e a sua direção Têm a obrigação de alterar o seu modus operandi para marcar a diferença, chegou a hora

da UNITA tem que matar a cobra e mostrar a cobra morta a todos quantos a queiram ver. Samakuva não deve e/ou na minha modesta opinião Isaías Samakuva não pode mesmo insistir em continuar a atormentar os militantes do seu partido e manter-se imune as reclamações provenientes de todos os escalões das muitas hierarquias da nação KWACHA. Isaías Samakuva tem de começar a criar espaços para a justificadíssima alternância de poder muito aguardada no interior do seu partido, o que permitirá a UNITA diluir-se por completo em toda dimensão da sociedade civil angolana.

O HANDICAP DA UNITA SE CHAMA MARCOLINO NHANI

A UNITA não aprendeu ainda a fazer uma leitura capaz do seu passado e não esta a conseguir tirar as ilações do momento atribulado que vem passando nas suas estruturas. Se a direção atual da UNITA esforçar-se um pouco mais, entendera, que o seu enorme handicap se chama Marcolino Nhani, incompetente em termos de gestão administrativa, pois o mesmo tem vindo a confundir sistematicamente a dialética da mudança que os maninhos hoje vivenciam com a atuação musculada do seu secretario geral, Nhani precisa saber que focinho de porco não é tomada de eletricidade. A UNITA não tem necessidade de entrar num combate corpo a corpo com a própria superestrutura e muito menos com a cadeia militante do próprio partido, e essa atitude é verificável na atual direção da UNITA. O fiel depositário de Samakuva tem feito crescer negativamente no interior do partido um desnecessário mal estar, que destila a todo gaz no interior do partido, agito esse, que não se compadece mais com normas civilizadas que se esperam de um dirigente da estatura de Nhani.

VAMOS NESSA CAMARADA SAMAKUVA?

Entendo que o secretario Geram da UNITA tem um certo pendor para ações musculadas,
mas essa enorme descarga de energias seja destilada contra o partido do gatuno JES, e juntamente com Samakuva na frente de toda militância da UNITA, juntamente com todos os democratas angolanos e nós membros do MPLA sem compromisso com o ditador JES, saiamos corajosamente à rua e lutarmos juntos com coragem nas ruas da nossa Angola em defesa do nosso sofrido povo. Porem se reconhece um grande abrandamento com cheiro a medo em toda a direção da UNITA quando se fala em contrariar o regime e sair à rua para adotar uma nova agenda e um novo perfil estilizado na forma de fazer politica sem agradar o ditador,

para o corrermos definitivamente do poder. Percebo que existe um excesso de fidelidade canina de Nhani para com o seu presidente, e isso tem provocado a direção de Isaías um relativo descredito no interior e exterior das hostes da UNITA que se torna a cada dia mais desconfortáveis. Porem se o dr Isaías Samakuva permanecer ainda assim no poder, a morte da UNITA em vias de se democratizar será mais do que certa, isso fará nascer então aquilo que toda angolanidade democrática teme, que é o surgimento da UNITA SAMAKUVIANA, versos UNITA/ORIGINAL e por aí. Repito, o dr Samakuva não pode mesmo eternizar-se

mais na cadeira de presidente da UNITA sob-risco de derrubar lamentavelmente a UNITA, e juntamente o companheiro Samakuva tombara com o grande partido que é hoje a UNITA. A saída do nosso maninho Samakuva da presidência da UNITA é vista como uma grande dadiva tida, para facilitação geral da democraticidade histórica da nossa martirizada Angola. Com humildade meu amigo Same, seja pela mudança, vamos nessa dr Samakuva! Caso tenha falado o que não devia e se menti, façam o que bem entenderem de mim, mas, ajudemos o povo viver em paz, vamos defende-lo com unhas e dentes.

Raul Diniz