Recentemente o MPLA fez chegar uma convocatória a Vicente e a Justino Pinto de Andrade para serem ouvidos pelo departamento de auditoria e disciplina do Comité Provincial do MPLA. Maria da Conceição Roque Caposso, uma respeitada militante do MPLA em Luanda foi indigitada a interroga-los sobre a sua militância.

Presume-se que a estratégia do regime esteja acentuada nos seguintes objectivos:

- Pedi-los de volta o cartão de militante do MPLA de forma a não se repetir pronunciamentos como "Eu sou do MPLA mas voto na FpD", feito por Vicente P Andrade na campanha das eleições legislativas,
- Declara-los publicamente Militantes sancionados para que na hora da campanha o regime anule possíveis apelos de Vicente em sectores do MPLA ou para que não seja visto como um camarada com riscos de baralhar o eleitorado do partido do poder.
- Criar dificuldades em Vicente, via  Tribunal Constitucional de forma a impugnar a candidatura alegando que como militante seu não pode candidatar-se, a menos que renuncie ao MPLA ou que seja indigitado pelo Comité Central.
- Em meios do regime é propagada a mensagem de que Vicente é uma figura sem dialogo para as massas, uma atitude vista como arma para desmotivar os seus apoiantes.
- Há cerca de 3/4 anos atrás, ambos teriam igualmente sidos chamados pelo MPLA para assuntos da mesma natureza. teriam sido interceptados por um dirigente do Comité provincial do MPLA em Luanda, José Araújo um engenheiro mecânico que respondia pelos assuntos políticos e económicos do partido no poder na cidade de Luanda.

Embora Vicente se assume como militante, o seu irmão Justino há muito que declarou publicamente desvinculação ao MPLA (por via ao extingo jornal ACTUAL). A convocação a Justino P Andrade, segundo interpretações pertinentes serve para despistar as atenções  e  justificar que a acção disciplinar não é uma perseguição a Vicente P Andrade.

Diversas sondagens atribuem a Vicente P Andrade a posição de terceiro candidato mais votado pelo eleitorado. Analises sustentas que as tendências do eleitorado de Vicente viriam mais do MPLA do que da UNITA que mostra ter eleitorado definido.

Vicente que goza de simpatia de sectores da JMPLA é também visto como "a esperança" de sectores juvenis da sociedade em geral que mostram-se saturados com José Eduardo dos Santos. Em Julho último, num evento da FpD, o Musico Brigadeiro 10 pacote de forte aceitação nas massas, criticou com ironia o Presidente angolano e tratou Vicente P Andrade, como seu presidente.

Fonte: Club-k.net