Luanda – O Conselho Directivo da ADRA (CD) reuniu-se na sua sede, em Luanda, aos 23 de Novembro de 2013, em sessão ordinária, tendo analisado a situação da organização, a preparação da sua 18a Assembleia Geral Ordinária e o ambiente sociopolítico do país:

Fonte: Club-k.net

Face ao ambiente sociopolítico actual Concluiu que é preocupante o actual ambiente de tensão, sendo grave que em tempo de paz ainda se percam vidas humanas por diferenças de opinião política.

É necessário um esforço conjunto para se continuar a consolidar e ampliar o ambiente de democracia e estabilidade.

Para isso é fundamental uma governação num ambiente de diálogo, de participação, abertura, transparência e justiça social. Crimes graves como os da morte de Cassule e Kamulingue, exigem uma atitude firme por parte dos órgãos judiciais e nenhuma força política deve tentar justificar estes crimes com os que foram cometidos no tempo da guerra.

 Por esta razão saudou os passos dados para se lidar judicialmente com estes crimes e alerta para o erro em partidarizar ou tentar justificar estes crimes.

O direito à manifestação é garantido pela lei e deve por isso ser respeitado. É normal que existam diferentes opiniões sobre os mais variados assuntos.

A imprensa pública deve funcionar como espaço de diálogo entre as várias opiniões e ter um papel pedagógico de ajudar o cidadão a formar a sua opinião e a defender a legalidade e justiça.

Uma imprensa parcial não contribui para o desenvolvimento de uma sociedade harmoniosa e democrática e apenas reforça os sentimentos de revolta e exclusão. Nesse sentido a imprensa pública deve procurar prestar um melhor serviço à sociedade angolana.

Em relação ao estado de desenvolvimento da sociedade civil, reforçou o compromisso da organização na promoção do associativismo. Associações de cidadãos, que funcionem de forma autónoma e com identidade própria, são essenciais para o desenvolvimento da democracia. São um instrumento importante fundamental para os cidadãos defenderem os seus direitos e interesses e, por isso, contribuem para a criação de uma sociedade com maior justiça social.

Nesse sentido saudou as conferências municipais e provinciais da sociedade civil que estão a ser organizadas em várias partes do país e realçou a utilidade da Conferência Nacional da Sociedade Civil.

Sobre o Programa de Aquisição de Produtos Agropecuários (PAPAGRO), reconheceu a importância deste tipo de programas para o desenvolvimento rural e o combate à pobreza. Alertou no entanto que a eficácia do programa passa pelo reconhecimento, envolvimento e reforço dos agentes económicos locais, e não (...) Conselho Directivo da ADRA - Luanda, 23 de Novembro de 2013, pela sua substituição.

O investimento na reparação das estradas secundárias e terciárias deve também ser encarado como um elemento chave para o sucesso do programa. Quanto ao funcionamento da ADRA e os seus diferentes órgãos executivos, tomou conhecimento dos preparativos da Assembleia Geral que terá lugar no próximo dia 30 de Novembro e aprovou os relatórios que serão submetidos à Assembleia.

Considerando a importância das funções de governação dentro da organização, deu início a uma reflexão sobre o fim do mandato do actual Conselho Directivo (CD) e da preparação do processo que culminará com a eleição de um novo CD, em 2014.

Conselho Directivo da ADRA