Mombasa – O executivo angolano foi nesta segunda-feira, 25, distinguido, em Mombasa, República do Quénia, por ter contribuído em dois anos consecutivos para o desenvolvimento da indústria aeronáutica internacional.

Fonte: Club-k.net
Essa distinção teve igualmente em conta os esforços do Executivo em reduzir os preços dos combustíveis contribuindo assim na redução dos custos operacionais para as companhias aéreas voando de e para Angola.

A redução dos custos de armazenagem, do transporte de refinaria para os aeroportos, entre outros, responderam à necessidade de melhoria da competitividade entre as companhias aéreas membro da Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA) e da Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAA).

O prémio, recebido das mãos do diretor-geral da Associação Internacional das Companhias Aéreas (IATA), Tony Tyler, pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, traduz-se no reconhecimento dos esforços do sector dos Transportes em prestar serviços aos passageiros, companhias aéreas e a manutenção de carga aérea sem discriminação de origem ou destino reunindo as normas e padrões internacionais.

Pesquisas da União Africana apontam que a contribuição de Angola no desenvolvimento de aviação civil no mundo irá melhorar nos próximos anos tendo em conta os investimentos na indústria aeronáutica nacional, devido à aposta do Executivo angolano na formação, na qualidade crescente das infra-estruturas aeronáuticas, assim como os esforços para uma gestão eficiente do espaço aéreo.

O premio recebido por Angola pelo ministro dos Transportes é o reconhecimento exclusivo da indústria internacional dos transportes aéreos pelos esforços do Executivo angolano durante dois anos consecutivos (2012 e 2013) em contribuir no desenvolvimento das companhias aéreas no mundo, melhorando assim a competitividade entre elas.

A atribuição do prémio é de iniciativa conjunta da AFRAA (Associação das Companhias Aéreas Africanas), da Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA) e da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) e pela primeira vez se outorga a um Governo.
 
TRANSPORTES VÃO CONTINUAR REFORMAS NO RAMO AÉREO

O ministro Augusto Tomás garante (após ter sido galardoado, em nome do governo angolano,) que o seu sector vai continuar a manter as reformas no ramo aéreo e prosseguir o caminho e o rumo traçados.

“Em nome do Executivo do meu país, que represento neste acto, deixo aqui registado a enorme satisfação e os sinceros agradecimentos do executivo angolano pela concessão de tão alto galardão, que coloca a aviação civil e, em particular, a nossa companhia de bandeira, a face mais visível do transporte aéreo de Angola e a nossa presença quotidiana em muitos países, nos lugares cimeiros do transporte aéreo a nível internacional e entre as companhias de aviação, não só de África como do mundo inteiro”, disse o ministro.

A atribuição do prémio à Angola é, segundo o ministro, a distinção mais almejada por qualquer país no contexto da avaliação que a Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAAa) efectua anualmente sobre a evolução do sistema aeroportuário no nosso continente.

O ministro dos Transportes reafirmou a actuação do sector no reforço da segurança e da qualidade do transporte aéreo, promovendo as boas práticas e trabalhando para que os custos operacionais das operadoras continuem tendencialmente a baixar, sem perda de eficiência e competitividade.

O ministro considerou que os impactos e o sucesso da estratégia e das medidas de política que tiveram tradução prática nas realizações do sector aéreo determinaram a atribuição do galardão à Angola.

O governante destacou os esforços desenvolvidos pelo Executivo angolano para a redução dos custos operacionais das companhias aéreas e do aumento da segurança e qualidade do transporte aéreo, que são, as variáveis estratégicas mais determinantes da procura deste meio de transporte e os factores indutores do aumento das receitas das transportadoras, da viabilidade económica da operação comercial e da rentabilidade dos investimentos.

“Transporte aéreo é fundamental no processo de internacionalização da economia”

Por outro lado, o ministro dos Transportes alega ainda que o transporte aéreo é um instrumento fundamental do processo de internacionalização da economia angolana. Augusto Tomás, que discursava em Mombasa durante a quadragésima quinta Assembleia Geral da Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAA), que decorreu de 24 a 26 de Novembro, afirmou que o transporte aéreo é o elo fundamental da cadeia das relações entre países e sociedades comerciais.

Para o titular da pasta, o aprofundamento da qualidade e da segurança na aviação civil é determinante para manter a confiança, o gosto e a tranquilidade de quem viaja, seja por motivos de negócios ou por lazer.

“As orientações e a estratégia de desenvolvimento patrocinada pelo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, o principal obreiro das grandes transformações que se estão a operar no país, não apenas no domínio aeroportuário, mas em todos os sectores da vida das populações e da actividade económica, em geral, inserem-se numa linha de rumo que privilegia a promoção das relações económicas e de amizade com todos os povos do mundo, em particular com aqueles, com quem, através da nossa companhia aérea, a Taag, nos relacionamos mais intimamente no dia-a-dia em termos económicos e comerciais”, disse.

O responsável anunciou o programa de reestruturação do sector aéreo angolano, destacando a reabilitação, modernização, e a construção de dezassete aeroportos, sendo 3 deles internacionais, estando ainda em construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda, com capacidade para acolher 15.000.000 de passageiros por ano.

Augusto Tomás falou da preparação de uma nova estratégia e política para o transporte aéreo doméstico, que será proximamente discutida por especialistas do sector, bem como a adopção e execução nos próximos quatro anos de um programa abrangente e profundo para o controlo e segurança do tráfego aéreo.

No que ao desenvolvimento do sector aéreo diz respeito, Augusto Tomás enumerou o programa de refundação da companhia de bandeira nacional (Taag), a reestruturação do Instituto Nacional da Aviação Civil (Inavic) e a refundação da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana).

Um outro ponto abordado pelo ministro é o da formação e capacitação permanentes do capital humano, como o paradigma do processo de requalificação, expansão e modernização do sector do transporte aéreo.