Lisboa – O Presidente José Eduardo dos Santos encontra-se na fase final da sua estadia em Barcelona, devendo regressar nos próximos dias. O Chefe de Estado angolano que se encontra naquele país, para controle médico (Hiperplasia da próstata) manifesta vontade de regressar aos país em função dos últimos acontecimentos em Angola.

                         Da visita privada a Barcelona

Fonte: Club-k.net

JES está ausente do país desde o passado dia 9 de Novembro. Durante este período aconteceram incidentes de repressão policial contra a população a margem de uma manifestação convocada pela UNITA, ao qual o regime entendia que perigava a segurança pública.

 

De acordo com o “inside”, JES revelou-se incomodado com a notícia da  morte de um activista político da CASA-CE, Manuel Carvalho Ganga, assassinado pelos seus seguranças. O cenário, que se perspectiva é de que tão logo, o Estadista  chegue a Luanda,  venha impulsionar a entrega a justiça dos dois soldados autores dos disparos mortais.

 

Rumores desagradáveis

 

É também na sua ausência que circulou desde domingo passado, rumores em forma de SMS, tidos como “desagradáveis” insinuando de que estaria a dar entrada  para o lado oposto da vida.  Nas redes sociais, foi sobretudo apelado para que não se desejassem o fim de ninguém.

 

Um internauta, Nelson Bengui considerava que “ainda não vi homem capaz de substituir José Eduardo dos santos, vejamos que  30 dias que  se ausentou a situação é está.  Imaginem deixar o poder. Eu não sei o que  será amanha, devemos admitir que  apesar de algumas falhas políticas e porque  ele é humano e nunca será perfeito, mas o nosso presidente Dos Santos é mesmo pai da nação, por isso deixem as coisas como estão e o destino dirá o seu futuro”

 

Outra posição veio de Justino Viegas que segundo diz “Não desejo morte a niguem que o JES seja tratado ele não pode morrer sem  responder os crimes cometidos.  Já era de se esperar de  JES,  a mesma historia de alguns pais africanos onde os líderes  só saem do poder por doenção  ou morte”

  

Regime irritado com a RTP

 

Na Quinta-feira (25), a RTP noticiou que o líder angolano estaria internado, numa clínica oncológica em Barcelona, Espanha adiantando que “o assunto da sucessão presidencial tem sido abordado, inclusive pelo próprio, que numa entrevista à Televisão Bandeirantes revelou que estava há muito tempo na Presidência.”

 

A noticia da RTP, segundo fontes internas, não foi apreciada pelas autoridades angolanas por entenderam que ela trazia uma mensagem sublime destinada a esforçar o debate  de sucessão presidencial precipitando por outro lado, um ambiente psicológico como se o estadista estivesse de partida.  Considera-se internamente que uma noticia como a da RTP, poderia dar inicio a lutas internas no MPLA, ou outros aproveitamento por parte de descontentes.

 

Em reação,  a Casa Civil do Presidente da República fez sair um comunicado deplorando aquilo que classificou de “forma leviana e irresponsável como a RTP, empresa pública da Rádio e Televisão de Portugal, está a divulgar mentiras sobre o estado de saúde do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.”

 

O comunicado  referiu ainda  que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, está em Espanha, mas não esteve e não está internado em nenhum hospital.  Acrescentou  ainda que o estadista está de boa saúde e regressa dentro de dias ao país.