Lisboa - O músico “Action Nigga”, encontra-se entre as 33 vítimas mortais que se faziam transportar no voo TM 470, das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), que despenhou, sexta-feira, 29, em território namibiano ao fazer a rota  Maputo-Luanda.

Fonte: Club-k.net

O músico que se encontrava a gravar um clipe musical na capital moçambicana tinha reserva aérea garantida para regressar a Luanda na segunda-feira, 2 de Dezembro. Porém, após ao fim dos trabalhos, sentiu que nada tinha mais a fazer em Maputo e deslocou-se ao aeroporto daquele cidade, a fim de refazer a sua reserva aérea de modo a antecipar a viagem, para sexta-feira.

Um outro músico, Jeremias Didalewa (JD) foi ao seu encontro em Maputo para juntos gravarem o vídeo clipe naquela cidade. No inicio da semana, JD que se encontrava em Lisboa, seguiu para Luanda, e dai viajou na quarta-feira para Maputo via Joanesburgo pela transportadora “South África Aways”.

A intenção de JD era viajar pela transportadora sul africana para poder permanecer o fim-de-semana em Joanesburgo a fim de presenciar a gala musical “Kora”.

 Na quinta-feira, 28, Action Nigga gravou o referido clipe musical com o amigo JD mas foi na noite anterior que os mesmos se reuniram para um jantar de confraternização com um amigo em comum naquela cidade. 

No dia após a gravação do clipe, Action Nigga e JD seguiram para  o aeroporto de manhã, para seguirem para os seus respectivos destinos. Ambos separaram-se quando chamaram os passageiros que seguiriam para Luanda.

Action Nigga despediu-se do amigo  partindo para nunca mais regressar. Tal como ele precisou, em Maio de 2011, “Cansado do show. Vou Dormir! O resto do pessoal vai para disco, mas vou para a minha caminha, vou consultar a minha almofada, refletir um pouco, vou pensar em algo bonito, mentalizar e tentar sonhar com o mesmo. Feliz noite manos e manas. Fui. Se o avião cair amanhã saibam que eu tentei ser um bom homem: companheiro, irmão e amigo; e não me arrependo disso! que Deus vós abençoe sempre”.

Do seu nome de nome de registro José Pascoal Luvualu, "Action Nigga" foi membro do grupo "Genesis", juntamente com o Punidor, que se notabilizou em Angola. Seu pai foi um veterano activista sindical do MPLA, Pascoal Luvualu e de Elsa Luvualu, então militante da UNITA. 

O malogrado tinha como padrinho, o presidente  José Eduardo dos Santos, que era  muito próximo ao seu malogrado pai.