Luanda - Um emigrante português, de 33 anos, foi assassinado com uma facada no abdómen, em Viana, Angola, a 18 quilómetros da capital, Luanda. Paulo Sérgio Ferreira tinha acabado de jantar com três colegas de trabalho portugueses, cerca das 20h30, de terça-feira, num restaurante onde convivem muitos emigrantes nacionais, perto do cemitério local.

Fonte: Jornal de Noticias

O primeiro dos quatro colegas a sair do restaurante viu um homem a tentar furtar uma roda do carro dos portugueses. Dirigiu-se a ele e foi logo agredido com a coronha da caçadeira que o ladrão empunhava. De imediato, Paulo e os restantes colegas saíram do restaurante, mas foram também ameaçados.

"Ele ainda conseguiu pegar no carro e fugir. Esperou algum tempo e voltou para ajudar o colega que tinha sido agredido", disse ao JN Jorge Ferreira, irmão de Paulo, tendo por base informações que lhe chegaram da empresa angolana onde aqueles portugueses trabalham.

Após regressar ao local do assalto, Paulo parou o carro à porta do restaurante, mas não se apercebeu de que os ladrões ainda estavam perto.

"Foi esfaqueado de surpresa, por trás", conta o irmão. Os colegas, que ficaram sem todos os pertences, viram tudo.

Segundo Brígida Cruz, da Polícia de Luanda, Paulo "foi abordado por dois elementos ainda não identificados, que solicitaram valores monetários". Ao negar, "foi desferido de forma brutal um golpe no abdómen".

"Queremos justiça"

Na Rua da Ponte, freguesia de Airão Santa Maria, Guimarães, a família estava ontem em choque. Querem, agora, que o corpo seja trazido depressa e que seja feita justiça. "Já não é o primeiro português assassinado lá, queremos justiça". A notícia também chocou a freguesia vizinha de Vermil, onde Paulo foi escuteiro durante anos.