Para tal, a organização levou a Paris o escritor Arnaldo dos Santos, os músicos Simmons Massini, Afrikanita, Mário Rui Silva, os jovens do Hungo e as obras dos cineastas angolanos António Ole e Maria João Ganga.

A actividade, que se realizou no Museu "Du Qual Branly", em Paris, visou mostrar aspectos da diversidade cultural de Angola, reforçando assim os laços de amizade entre os dois povos.

Iniciada com a apresentação do livro do "A casa velha das margens", de autoria de Arnaldo Santos, o evento contou também com a presença de representantes da algumas editoras angolanas, que aproveitando o momento, juntaram-se ao debate sobre a literatura angolana e o que se produz nos últimos tempos.

Denominada “Angola mon amor”, os organizadores pretendram ainda levar um pouco do amor que os angolanos expressam através da cultura, reservando espaço também para aspectos da arqueologia, e da museologia de Angola, numa mesa redonda em que Francisco Xavier Yambo, Manuel Gutierrez, Manzambi Vuvu Fernando, Piedade de Jesus, Ziva Domingos e Rui Alberto foram os oradores.

A cineasta Sara Moldoror, autora do filme "Sambizanga", e a produtora de televisão Ariel de Bigault participaram com as curtas metragens  “Sambizanga” e “a Televisão em Angola”, respectivamente, juntando-se as não menos famosas obras “Carnaval da Vitória” e “Na Cidade Vazia”.

"Foi a primeira vez que um museu público francês acolheu uma manifestação de cultura angolana como esta, que compôs-se como uma vitrina do género criador angolano, onde felizmente se harmonizou o contemporâneo e o tradicional de Angola", referiu o embaixador de Angola em França, Victor Lima.
 
O diplomata, que fez tal pronunciamento no final da actividade, adiantou que foi "uma forma de permitir ao público francês um melhor conhecimento da nossa cultura, aproveitando-se também para se aprofundar os laços de amizade entre Angola e a França".

Esta é a segunda actividade promovida pela representação diplomática em França, no quadro das comemorações dos 33 anos da independência do país, assinalados no passado dia 11.

Fonte: Angop