Luanda - O Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC) ministrou, ao longo deste ano, 26 cursos, no âmbito da especialização e superação dos efectivos em vários domínios do conhecimento policial, revelou esta quinta-feira, em Luanda, o director desta intuição castrense, subcomissário Alberto Sebastião Mendes Limão.

Fonte: Angop
Segundo a alta patente da Polícia Nacional, que falava na abertura do Primeiro Conselho Consultivo Alargado do ISCPC, participaram 1.172 formandos destas acções formativas asseguradas por 48 formadores.

A par disso, informou que neste ano académico que terminou, a instituição contou com 228 cadetes do primeiro ano e 188 do segundo ano, perfazendo um total de 416 cadetes, para o curso de licenciatura em ciências policiais assegurado por 94 docentes nacionais e estrangeiros.

De acordo com o oficial comissário, para o cumprimento da missão do Instituto, que consiste formar oficiais de polícia, a sua actuação deve basear-se na planificação, organização, direcção e avaliação sólida das actividades, buscando, permanentemente, o melhor dos seus serviços, a todos os níveis, de maneira a abrir espaços para a implementação de acções inovadoras.

Durante os dois dias planificados para o evento, participarão nele todos os membros que exercem cargos de chefia do Instituto, cuja agenda da reunião centra-se no estado organizacional e funcional deste órgão, bem como no nível de colaboração institucional entre os órgãos do Ministério do Interior e do Ensino Superior.

O Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais Osvaldo Serra Van-Dunem é um estabelecimento de ensino superior politécnico, público e policial que integra o sistema de formação, ensino e preparação das forças e serviços da PN, com vista a desenvolver actividades de ensino, investigação e de apoio à comunidade.

O ISCPC é uma instituição recente, criada através do Decreto Presidencial número 09/12, de 20 de Janeiro, tendo como finalidade essencial a formação de oficiais destinados aos quadros da Polícia Nacional.