Luanda - O ano q de 2013 registou acontecimentos positivos em Angola protagonizados por muitas personalidades. No mundo, o panorama é sombrio e a crise económica ainda centra as atenções. Cá dentro, a figura de José Eduardo dos Santos é incontornável. No “trono de Pedro” surgiu o Papa Francisco, apostado em dar esperança aos excluídos do mundo.


Fonte: Jornal de Angola

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS

Modelo de um político mundial

José Eduardo dos Santos continua a brilhar mais do que todas as estrelas da política angolana e tornou-se no modelo de um político de craveira mundial. Hoje é notório que a sua popularidades tem aumentado e eleitoralmente não pode ser negligenciado. Mas o mais notável é que a sua influência toca também, de uma forma evidente, os vários líderes da oposição. Num momento de dúvidas e incertezas no mundo, reforçou a esperança a e a confiança entre os angolanos. E este ano, numa das entrevistas que deu, sublinhou que o MPLA é um partido de esquerda e com grande implantação popular.

LUCAS NGONDA

Ser oposição é construir em diálogo

Lucas Ngonda foi este ano a grande figura da oposição. Não contestou por contestar, não votou contra as iniciativas legislativas da maioria apenas para cumprir a praxe. O sociólogo de profissão viabilizou o que entendeu que devia apoiar, absteve-se quando não ficou convencido da bondade das propostas do MPLA e votou contra quando achou que estavam em causa os princípios que defende. O presidente da FNLA anda há muitos anos a lutar pela democracia e nesse percurso enfrentou forte contestação interna. Este ano mostrou que é um verdadeiro líder da oposição política.

VICTOR LIMA

O diplomata dos grandes desafios

O Embaixador de Angola em Espanha, Vítor Lima, é o diplomata do ano. Organizou em Madrid um fórum que juntou empresários espanhóis e de outras paragens. Os investidores internacionais ficaram a conhecer as imensas potencialidades de Angola e quais os melhores sectores, para colocarem o seu dinheiro na Angola da paz, da estabilidade e da democracia. O êxito desta iniciativa foi notável. Aos poucos estão a ser colhidos os seus frutos. Depois deu a mostrar a cultura angolana em todo o seu esplendor. O embaixador Vítor Lima tem sido brilhante. É o diplomata do ano.

JOSÉ MENA ABRANTES

Uma vida afirmada nos palcos

José Mena Abrantes é um homem do teatro mas as suas actividades estendem-se a todas as áreas da cultura. Dramaturgo, encenador, actor, poeta, escritor, ensaísta, divulgador cultural. Formado de muitos jornalistas angolanos, José Mena Abrantes é um homem polivalente e faz tudo o que é preciso e quando faz falta. Promove o Teatro Angolano há décadas. Assinou o primeiro espectáculo teatral na Angola Independente no palco da Liga Africana. Desde então nunca mais parou e o Elinga é apenas uma das suas mais brilhantes facetas.

MANUEL PEDRO PACAVIRA

Pioneiro do romance histórico

Manuel Pedro Pacavira é mais conhecido como político, mas a ele devemos o primeiro romance histórico após a Independência Nacional. Pacavira homenageou a rainha Njinga numa bela obra, abrindo assim as portas para uma manancial extraordinário mas que não está explorado. Ao publicar as suas memórias do período que vai do 25 de Abril de 1974 à Independência Nacional confirmou a sua grande classe como escritor. Este ano foi distinguido com o Prémio Nacional de Cultura para a Literatura. É um reconhecimento de toda a sua obra mais do que merecido.

NFUKA MUZEMBA

Pensamento livre e independente

Nfuka Muzemba é o jovem do ano. Pensar pela sua cabeça numa organização onde já rolaram muitas cabeças por ousarem manifestar livremente o seu pensamento é um acto de coragem que honra todos os jovens angolanos que deram tudo pela Independência Nacional e pela democracia. Para se afirmar não precisa de insultar os adversários. Para se manter coerente com os seus princípios não recorre ao lavar de roupa suja na praça pública. Angola precisa de muitos jovens como ele na política, seja em que partido for, que sabem dialogar mesmo com quem tem opinião diferente.

ZULEICA WILSON

A beleza que chegou de Cabinda

Miss Angola, Zuleica Wilson. Num ano em que concorreram 19 jovens, todas com atributos e predicados para conquistar a coroa, Miss Cabinda deixou o público e o júri rendidos à sua beleza e elegância. Já coroada mostrou ser uma jovem preocupada com os problemas da juventude. E assumiu o compromisso solene de, durante o seu reinado, ajudar a combater o consumo de drogas, em especial o alcoolismo. Zuleica é a mais bela de Angola, mas tem atributos para convencer o júri do concurso Miss Universo.

MANUEL DIAS DOS SANTOS

Gestão exemplar de um hospital

A Clínica Multiperfil tem um papel muito importante no sector da Saúde em Angola. É moderna mas está sempre a modernizar-se. Tem resposta para todos os desafios e conseguiu ser uma referência em Luanda. Uma das mais importantes facetas desta unidade hospitalar é a formação diferenciada dos seus técnicos. E os cursos que proporciona a médicos, enfermeiros, técnicos e estudantes. Todos os anos organiza um grande congresso internacional com cientistas e especialistas de craveira internacional. O director da Clínica Multiperfil, Manuel Dias dos Santos, é a figura do ano na área da saúde.

NACISSELA MAURÍCIO

Grande capitã da Selecção Nacional

Nacissela Maurício é uma atleta de eleição. A grande capitã da Selecção Nacional de Basquetebol está muito acima do seu tempo. É uma espécie de Messi no feminino e na bola ao cesto. Enquanto estiver no activo poucas podem ombrear com a sua classe, o seu apurado sentido táctico no jogo, a sua voz de comando quando é preciso ultrapassar um momento menos bom da equipa. A campeã nacional e africana é a desportista do ano e um exemplo para as atletas mais jovens que começam a despontar no basquetebol angolano.

CARLOS MORAIS

O mais valioso do basquete africano

Carlos Morais é o desportista africano do ano. O desporto tem muitas estrelas africanas. No futebol e no atletismo há muitas que brilham nos campos e pistas internacionais. Mas o basquetebolista Carlos Morais bateu tudo e todos ao sagrar-se campeão africano ao serviço da Selecção Nacional. Depois do triunfo tentou a sua sorte na NBA, o nível máximo da modalidade a nível mundial. Não conseguiu cumprir o sonho. Mas ter estado numa equipa da elite do basquetebol já é uma grande vitória. O jogador mais valioso de África é a figura continental do ano no desporto.

PAPA FRANCISCO

Soldado no exército dos pobres

O Papa Francisco surpreendeu o mundo com um discurso novo, aberto, amigável e sereno. Francisco deu aos crentes e não crentes a palavra de que estavam à espera, num mundo em constante ameaça de conflitos e crises. É firme na defesa dos princípios e da doutrina da Igreja Católica. Mas é ainda mais firme na defesa da dignidade dos seres humanos. Nada de novo, desde Jesus Cristo. Mas se as suas palavras não têm novidade, a defesa que faz dos povos e oprimidos há muitos anos que não se via de maneira tão transparente no Vaticano. Estava a fazer falta um discurso assim.

ANTÓNIO MOSQUITO

Internacionalização do empresário

António Mosquito tem larga experiência e este ano a sua dinâmica como empresário ficou mais à vista do que nunca. Consolidando as suas posições em Angola, comprou em Portugal uma posição na construtora Soares da Costa, uma das mais importantes da Europa. Depois avançou para o antigo império mediático da Lusomundo, entretanto liderado pelo empresário Joaquim Oliveira. Sem complexos e seguindo em frente sem hesitações para a internacionalização, António Mosquito assume posição num dos maiores grupos portugueses de comunicação social.

EDSON CHAGAS

Ouro de Veneza à arte angolana

Edson Chagas é um artista plástico da nova geração cheio de talento e iniciativa. Conquistou o mundo ao ser premiado na Bienal de Veneza, um dos acontecimentos mais prestigiados do mundo. O nome de Angola entrou nos catálogos das artes com estrondo. A representação angolana na bienal deste ano foi competente, talentosa e brilhante. Ao distinguirmos Edson Chagas, estamos a homenagear todos os que fizeram parte da delegação angolana e a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, que teve o grande mérito de confiar nos jovens.

JOSEPH KABILA

Um ano de vitórias significativas

A figura do ano em África é o Presidente Kabila. Venceu mais um dos muitos obstáculos que têm sido colocados à unidade nacional na República Democrática do Congo. Este ano foi de grandes vitórias. A ONU denunciou o apoio de países vizinhos à rebelião. A Conferência dos Grandes Lagos clarificou a situação na região, o que tem repercussões positivas na RDC. As Forças Armadas da RDC, aliadas aos Capacetes Azuis, derrotaram a rebelião do M26 no Leste do país. O Presidente Laurent Kabila este ano acumulou vitórias.