Lisboa – Face aos últimos acontecimentos ocorrido no passado dia 30 de Dezembro de 2013, na Comarca de Viana, em Luanda, o Ministério do Interior começou esta quarta-feira, 01 de Janeiro, a transferir centenas de reclusos para a cadeia de Cambombea, localizada no município de Icolo e Bengo.

Fonte: Club-k.net
Este portal soube através de uma fonte no local que neste preciso momento, dezenas de autocarros se encontram na Comarca de Viana a carregar os condenados e detidos para o novo estabelecimento. A operação está ser minuciosamente acompanhada pela Polícia de Intervenção Rápida (PIR), armados até aos dentes.

Neste momento, as autoridades já levaram para Cambombea todos os reclusos que se encontravam no terceiro andar do Bloco A (há informações de que serão transferidos todos indivíduos deste Bloco). Já no Bloco B foram levados todos os presos da caserna um. Por fim, as casernas 2 e 4 do Bloco C também se encontram as “moscas”, ou melhor, sem ninguém.

Dividida em três pavilhões e uma tenda, a cadeia  da Comarca de Viana foi concebida para acolher apenas 1800 presos. Actualmente alberga mais de 3400 reclusos, sendo 3009 detidos e 391 condenados (dados divulgado em 2010).

O país tem 34 cadeias, que acolhem actualmente um total de 21.634 reclusos, ultrapassando a sua real capacidade, que é de 12.970. Apenas cinco estabelecimentos prisionais de Luanda acolhem 7.308 reclusos, quando a sua real capacidade é para 4.384 presos.

Notícia em desenvolvimento