Luanda - Fim de ano é época de fazer balanços. Neste sentido, o Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) encerra 2013 com um saldo positivo. Os números impressionam pela grandiosidade.


Fonte:  Ifal

Desde a abertura do ano de formação, em 28 de Janeiro, até o encerramento das actividades, em 21 de Novembro, foram realizadas mais de 900 acções formativas em todo o país, entre Cursos Interprovinciais de Curta e Média Duração de Âmbito Local  e Cursos Especiais de Informática.


As acções envolveram mais de 20.000 participantes dos mais variados níveis da Administração Pública, incluindo os altos dirigentes, que foram contemplados pela Academia de Lideranças – voltada aos governadores e vice-governadores provinciais.


Todos os cursos foram coordenados pelo IFAL em Luanda e nos três Centros Regionais implementados neste ano. O intuito é levar formação a todas as províncias do país, abrangendo as localidades mais distantes.


“Encerramos 2013 com o sentimento de missão cumprida e de um excelente trabalho realizado. Para além da implantação dos centros regionais, tivemos outras iniciativas louváveis, a exemplo da realização do Ciclo de Conferências Autárquica com a participação de países que são referências no assunto; certificamos os 18 governadores provinciais após um curso específico para a função; registramos o acesso de mais de 350 jovens aos Ensino Médio; realizamos duas jornadas técnicas; 21 seminários; uma Feira do Livro, entre tantas outras acções que merecem destaque”, avaliou o Director Geral, Ismael Mateus.


Vale ressaltar que em 2013 aumentou consideravelmente o número de mulheres beneficiadas com as acções formativas. Ao todo foram 4488 formandas do sexo feminino, entre as contempladas com cursos e seminários. Essa priorização faz parte da política do IFAL em tentar incentivar o acesso de mulheres à Administração Local, a fim de democratizar o número de cargos entre os géneros.