Lisboa - O Presidente norte americano Barack Obama, indicou  a poucos meses atrás, a diplomata Helen La Lime como próxima embaixadora do seu país, em Angola para preencher a vaga pelo então embaixador Christopher McMullen.

Fonte: Club-k.net/allgov

Helen La Lime nasceu em 1951. Fala Francês, Português , espanhol e polonês e já viveu em Angola, quando era criança ao tempo em que o seu pai Ray La Lime trabalhou para a petrolífera Texaco.

 

 

A indicada embaixadora americana em Luanda, entrou para o departamento de Estado em 1990. No inicio da sua carreira diplomática trabalhou como oficial consular em Berna, na Suíça, e Stuttgart , na Alemanha, e etc.

 

Nos últimos anos esteve a trabalhar em vários países africanos. Ela já foi a segunda figura da missão da embaixada americana em Rabat, Marrocos , de 2001 a 2003; esteve como embaixadora para Moçambique a partir de Abril de 2003 a Dezembro de 2006; como cônsul-geral na Cidade do Cabo , África do Sul , de 2006 a 2008 e como vice-chefe de missão e encarregado de negócios da embaixada em Pretória , África do Sul , de 2008 a 2011.

 

Desde  que cessou funções diplomaticas nos referidos países africanos, ela passou a exercer o cargo de diretora de Extensão para o Comando Africano dos Estados Unidos junto ao Departamento de Defesa até  Setembro de 2013, data em que seria designada para  dirigir os destinos da embaixada do seu país em Luanda.