Luanda – O Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente designou recentemente o Comandante Geral da Policia Nacional, Ambrósio de Lemos Freire dos Santos para a função de Porta-Voz do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito.

Fonte: Club-k.net

Ao mesmo tempo, o numero dois do executivo, constituiu o Secretariado do referido Conselho que tem coordenador o subcomissário Fortunato João Pedro que nas estruturas estatais desempenha o cargo de director adjunto do gabinete de Informação e análise da Polícia Nacional.

O Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito é presidido pelo Vice-Presidente da República e integrado por diversos Departamentos Ministeriais afins à sua área de actividade. 

A sua criação foi aprovada em Fevereiro de 2013, a margem do Conselho de Ministros pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.  O referido órgão segundo definição interna  visa apoiar o titular do poder Executivo na formulação de políticas para a prevenção e segurança rodoviárias.

O Conselho Nacional de Viação foi definido para ser um órgão consultivo, sobre assuntos relativos ao trânsito, podendo sugerir elementos para a melhoria da regulação da viação e do trânsito, medidas para a redução da sinistralidade rodoviária, e emitir pareceres sobre a rede de estradas.