França - Em nome da CASA-CE na Europa e em meu nome próprio, desejo a todos os angolanos e amigos de Angola dentro e fora do país, e em particular aos militantes da CASA-CE, um feliz e próspero ano novo 2014.


Fonte: Casa-Ce

Saúde, paz e muito sucesso em tudo quanto empreenderem este ano e além.


Devemos ser solidários uns aos outros e  amar o próximo não somente em período de festas, mas sim todos os dias da nossa vida.


Pois, esta conduta fará com que a reconciliação de Angola seja um facto. Porque a verdadeira reconciliação de Angola, não a decretada, depende do comportamento quotidiano de cada um de nós. Este comportamento é que irá determinar o ritmo de avançamento da reconciliação do nosso país.


Com um país reconciliado e unido conheceremos a estabilidade e a paz. Porque a paz não é só o calar das armas. Um estômago vazio não pode estar em paz. A estabilidade e a paz farão com que o país se desenvolva mais rápido.


Com as divisões iremos atrasar cada vez mais o desenvolvimento de Angola. Os esforços que concentramos na nossa divisão, devemos pô-los no trabalho para termos uma Angola melhor para todos os angolanos.


Este ano devemos tornarmo-nos em cidadãos e patriotas e deixarmos de ser simplesmente indivíduos. O indivíduo vive a sua vida sem necessariamente interessar-se no bem-estar do seu país. Enquanto que o cidadão e patriota participa na vida pública da sua nação. O patriota preocupa-se com o futuro do seu país. Ele fiscaliza os governantes. Porque os governantes são apenas simples funcionários do Estado. Foram escolhidos para gerir os assuntos do Estado e nada mais. Não devemos pensar que os governantes fazem um favor ao povo ao resolver os seus problemas. Conforme disse o Presidente Barack Obama, devemos parar de adorá-los e de bajulá-los e começar a fiscalizá-los.


Porque, somente quando começarmos a pedir a prestação de contas aos governantes poderemos ter uma Angola melhor.


Não é o governado que deve ter medo do governante. Mas sim o governante que deve ter medo do governado que pode exonerá-lo caso governar mal. Assim é que acontece em qualquer país democrático do mundo. E é assim que deve ser em Angola.

 

Temos a chave nas nossas mãos que pode fazer com que os nossos governantes parem de desprezar o povo e comecem a respeitá-lo. E devemos utilizá-la. Caso não utilizarmos esta possibilidade que nos é dada, continuaremos a ser escravos dos nossos governantes que se acham superiores a nós e nos desprezam.

Assim sendo, decreto 2014 como o ano do Patriotismo, Cidadania e Ativismo.


Angola é o país de todos nós, e devemos todos lutar para fazermos dela um lugar onde faz bem viver. Devemos fazer dela o país de todos os angolanos.

 

« Todos por Angola – Uma Angola para todos »

 

Emanwell MAYASSI aka Patriota Liberal
Representante da CASA-CE na Europa
E-mail : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.