Moxico - Os membros do MPLA na província do Moxico vão intensificar as acções de acompanhamento da execução dos programas nos sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas, Construção, Família e Promoção da Mulher, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e outras ligadas à Juventude.

Fonte: JA


A decisão consta do plano de actividades aprovado na reunião de sexta-feira do comité provincial do partido, que serviu para analisar o Programa de Investimentos Públicos e o Orçamento Geral do Estado para este ano, além do grau de execução do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza.


O primeiro secretário do MPLA na província, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, pediu aos militantes para aumentarem a sua influência em todos os sectores da vida social e reforçarem a capacidade organizativa e interventiva nos municípios, comunas aldeias e nos comités de acção.


Na reunião, os militantes analisaram igualmente a vida interna do partido. João Ernesto dos Santos falou dos desafios do partido e sublinhou que o aumento da base militante está ligado ao processo de revitalização em curso, cujo cumprimento ainda não atingiu os níveis desejados.


“Há toda a necessidade de as estruturas do partido imprimirem uma nova dinâmica para a sua conclusão, já que esta tarefa constitui uma das mais importantes do momento da direcção do partido”, sublinhou.


O plano de actividades aprovado na reunião de sexta-feira constitui a mola impulsionadora para a consolidação e dinamização do funcionamento, a todos os níveis, e das suas organizações sociais, na base das orientações do VI congresso ordinário do partido, realizado em 2009. O encontro apreciou também o relatório de actividades desenvolvidas em 2013 e a revitalização dos comités de acção.

Execução de tarefas

O primeiro secretário do MPLA em Malanje, Norberto dos Santos, pediu aos responsáveis do partido para provarem, este ano, a sua capacidade de executar as tarefas.


“Já não temos a quem apontar o dedo, porque os programas foram feitos e aprovados por nós e a sua execução é da nossa inteira responsabilidade”, declarou o também governador da província, ao discursar na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo dos membros do comité provincial. Norberto dos Santos sublinhou a importância de cada militante do MPLA, no seu lugar, realizar as suas tarefas imbuído de um espírito de verdadeiro militante. “O nosso partido é a nossa linha de orientação, através do seu líder, o camarada José Eduardo dos Santos. Temos de seguir este caminho, que nos vai permitir resolver os grandes problemas que a província vive e que a população espera ver resolvidos”, afirmou.


Para o político, a questão das estradas em Malanje passou a ser um problema político, por isso, pediu mais empenho durante este ano. “Vamos trabalhar para atingirmos aquela população que durante muitos anos não tem conhecido a actividade governativa”, frisou, apelando aos dirigentes a abandonarem os gabinetes e trabalharem com os militantes no campo.