Lisboa – Jomo Francisco Isabel de Carvalho Fortunato, foi recentemente exonerado do cargo que exercia de consultor da Ministra da Cultura de Angola.

Fonte: Club-k.net

Conhecido como um dos mais notáveis críticos e analista da área cultural, Jomo Fortunado é igualmente articulista do Jornal de Angola e critico musical. Foi ele que há  10 anos atrás coordenou uma Comissão Técnica para a elaboração da Política Nacional do Livro.

A sua exoneração como consultor da titular da Cultura foi precedido com outras naquele departamento governamental chefiado pela historiadora Rosa Cruz e Silva.

 

Segundo se apurou foi nomeado Luís António Mata Júnior para o cargo de Director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística deste Ministério, com a categoria de Director Nacional,  Maria da Piedade de Jesus para o cargo de Directora Geral do Instituto Nacional do Património Cultural, com a categoria de Directora Nacional e Miguel Domingos Pacheco para o cargo de Director do Centro de Documentação e Informação deste Ministério.

 

Foi ainda nomeado Paulo Kabeletete Miguel Pereira para o cargo de Chefe de Departamento de Economia da Cultura do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística deste Ministério, Massokolo Nsituatala para o cargo de Chefe de Departamento de Animação Cultural do Museu Nacional de Antropologia e Gabriel Joaquim Cabuço para o cargo de Director Geral do Instituto Nacional das Indústrias.

 

Isabel dos Santos Lopes foi nomeado para o cargo de Chefe de Departamento de Administração e de Serviços Técnicos Auxiliares do Museu Nacional de Antropologia,  João Dieie Muanangue para o cargo de Chefe de Departamento de Educação e Animação Cultural, do Museu Regional do Dundo enquanto que  José Maria Agostinho Wazeia foi para o cargo de Chefe de Departamento de Museografia, do Museu Regional do Dundo.