Lisboa - A petrolífera angolana Sonangol anunciou em comunicado enviado nesta segunda-feira, 13, a abertura de um concurso público para leilão de 10 concessões no "onshore" de Angola.

Fonte: Lusa

Sete dos blocos a leiloar situam-se na bacia do rio Kwanza e os restantes três na do rio Congo.

Para reforçar a divulgação do potencial dos 10 blocos, a Sonangol acrescenta no comunicado que procederá a um "road-show" que integra apresentações em Londres (03 de fevereiro) e Houston, Estados Unidos (10 de fevereiro).

As companhias petrolíferas e demais investidores interessados em participar nas duas apresentações deverão efetuar um registo prévio.

 A Sonangol anunciou no passado dia 30 de setembro de 2013 que iria proceder ao lançamento dos leilões.

Angola é atualmente o segundo maior produtor de petróleo na África subsaariana, atrás da Nigéria, com cerca de 1,7 milhões de barris/dia e o objetivo confesso é atingir a cifra de 2 milhões em 2017, depois de anteriormente ter sido equacionado o ano de 2015.

O crude representa 97% das exportações e 80% da receita fiscal, mas a indústria petrolífera emprega apenas 1% da população, que já soma mais de 21 milhões, segundo o Banco Mundial, dos quais a maioria vive com menos de 2 dólares por dia, de acordo com os dados das Nações Unidas.