Malanje - O Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude para 2014/2017, que visa a melhoria da qualidade de vida dos jovens, foi apresentado segunda-feira aos líderes das associações juvenis da província de Malanje, pelo secretário de Estado para a Juventude, Nhanga de Assunção.

Fonte: Angop

Durante a presentação, Nhanga de Assunção precisou que o referido programa contempla acções pertinentes tendentes a resolução dos problemas da camada juvenil do país e exortou aos presentes, no sentido de serem mensageiros dessa informação para que todos saibam das políticas do Executivo para com os jovens.

Segundo disse, o plano contempla quatro eixos fundamentais de acção, sendo a inserção dos jovens no mercado de trabalho, melhoria da qualidade de vida da juventude, a melhoria do quadro institucional e a participação da juventude no desenvolvimento do país.

O secretário de Estado explicou ainda que o plano em causa é um documento que suporta o crescimento e desenvolvimento da juventude angolana e interpreta as diversas preocupações dos jovens recolhidas durante os fóruns provinciais e nacional de auscultação juvenil realizados em 2013, no país.

Fez saber que a criação do plano contou com a contribuição de todos os ministérios, bem como das associações juvenis através dos conselhos nacionais, provinciais, municipais e comunais, que culminaram com a elaboração de um documento final que ditou as preocupações e sugestões para a resolução dos problemas que afligem a camada juvenil.

Nesta senda, explicou, as recomendações cingem-se na criação de mais centros de formação profissional e a melhoria dos sectores de educação, ensino, desporto, saúde, habitação, infraestruturas básicas, lazer, prevenção rodoviária, acesso as tecnologias de informação e comunicação, transporte, bem como o combate à delinquência juvenil, participação política e cidadania.

Nhanga de Assunção chefiou uma comitiva do Ministério da Juventude e Desportos que trabalhou segunda-feira nesta cidade, no âmbito do Programa de Coordenação de Mecanismos do Fundo Global de Apoio as doenças de HIV/SIDA, malária e tuberculose.

O secretário de Estado da Juventude foi recebido pelo governador de Malanje, Norberto dos Santos, e durante a sua jornada visitou os hospitais regional e materno infantil, para constatar o índice das doenças de controlo do Programa de Coordenação de Mecanismos do Fundo Global de Apoio ao HIV/SIDA, malária e tuberculose.