Luanda - O Bloco Democrático (BD), vem por este meio declarar e garantir a sua total solidariedade para com Rafael Marques, activista contra a corrupção. Rafael Marques foi notificado esta segunda-feira de que vai ser julgado em nove queixas-crime intentadas contra si por generais angolanos e uma empresa.

Fonte: BD

O julgamento ainda não tem data marcada mas o activista crê que o mesmo acontecerá no Tribunal Provincial de Luanda. Sem quaisquer sombras para dúvidas este será o julgamento do ano!

Por isto, o Bloco Democrático apela a uma mobilização nacional de solidariedade em torno de Rafael Marques. Apelamos a todos os angolanos, a todos os angolanos num sentido mais amplo para que no momento certo saiamos à rua em solidariedade para com Rafael Marques.

Apelamos para uma ampla campanha de divulgação popular sobre Rafael Marques, escreva-mos textos em apoio ao activista, divulguemos a sua foto, obra e o seu site www.makaangola.org .

Façamos like no facebook https://www.facebook.com/maka.angola e sejamos seus amigos no seu perfil de facebook. Todos em força ao redor de Rafael Marques!

Apelamos a todos os movimentos sociais, todos os partidos políticos, todas as associações, organizações não governamentais, activistas, sindicatos, trabalhadores, desalojados e camponeses, revús, para que marquemos presença fiel junto a Rafael Marques! Pois o "sniper do regime" sempre esteve do lado de todas as causas nobres.

Angolano ajuda Angolano, este o momento, vamos juntos!

O percurso de Rafael Marques não deixa dúvidas, estamos perante um Herói Nacional e um Grande Homem do Povo Angolano. O seu trabalho é elogiado por todos. A sua verticalidade e honestidade, busca por factos, ética e amor pelo povo é já há muito provada. Esteve preso. É perseguido.

Rafael Marques tornou-se um Símbolo Nacional, ele é hoje, um bastião da nossa capacidade enquanto povo em combatermos firmemente a corrupção, a violação de direitos humanos. Ele é prova de que somos um povo bom!

Rafael Marques é também uma inspiração para a nossa juventude, que vê nas suas qualidades humanistas e no seu interesse pelo estudo, um exemplo a seguir. A ética, a honestidade, o estudo, qualidades presentes no activista apartidário.

Já se diz, que é agora que vamos voltar a ver se existe real separação de poderes em Angola. Como se vai refutar e provar contra o que Rafael Marques escreveu com provas no seu livro «Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola»? De onde surgiu a pressa logo após o activista ter solicitado o arquivamento da(s) queixa(s) com base na expiração legal?

Se já tanta movimentação se ergueu para defender Rafael Marques por parte de 16 organizações não-governamentais (ONG), estará alguém à espera que ao se querer avançar com o julgamento a mobilização pare?

E, quem é que vai conter a imensa onda de solidariedade popular que já começou? A causa justa do povo angolano triunfará!

Perseguir Rafael Marques só nos mobiliza, estamos prontos!
Hoje, não é possível mais silenciar quem com coragem faz a diferença por exercer o seu direito de cidadania. Estamos todos atentos!

Apelamos também à comunidade internacional, a que tenha em atenção este julgamento. Pedimos aos povos do globo para que lancem desde já campanhas de divulgação sobre o caso de Rafael Marques. Vamos todos juntos estremecer este planeta! Queremos direitos humanos e um basta à corrupção!

Consulte: http://makaangola.org/2014/01/13/angola-nove-queixas-crime-contra-o-ativista-rafael-marques-2/

LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA

Luanda, 15 de Janeiro de 2014