COMUNICADO FINAL DA III REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ PROVINCIAL DO BENGO

Bengo - Reunido aos 25 de Janeiro de 2014 na Sala de Reuniões do Secretariado Provincial da UNITA em Caxito a III Reunião Ordinária do Comité Provincial do Bengo, sob orientação de Simão Albino António Dembo Secretário Provincial do Partido que no seu discurso de abertura destacou a situação política, económica e social da província com realce para:

Fonte: UNITA


O reconhecimento por parte do Presidente José Eduardo dos Santos do fraquíssimo desenvolvimento da província aquando da sua visita ao Bengo em Maio do ano transacto como prova inequívoca da má governação que ele próprio dirige, o que demonstra claramente a observação de um desenvolvimento em sentido inverso que a maioria da população constata e reclama.

A degradação das condições de vida das populações com a subida de preços de bens de primeira necessidade e importunadas pelas chuvas que a cada dia que caiem destapam a incompetência do actual executivo que não consegue assumir uma função preventiva preferindo aproveitar-se de situaçoes calamitosas para propaganda política.

 

O deficiente funcionamento dos hospitais e centros de saúde, a gritante falta de medicamentos e seu custo elevado, continuam a tornar cada vez mais curta a esperança média de vida para os angolanos.

 

O cada vez mais precário sistema de educação assolado pelo fenómeno da corrupção endémica institucionalizada pelo regime, onde os alunos pagam para ter nota, pagam para aprovar e nos dias que correm têm que pagar para conseguir uma vaga no sistema de ensino, para além da muito contestada reforma educativa cujos benefícios estão longe de serem alcançados.

 

O sofrimento para o qual está votada a nossa juventude que procura emprego e habitação num país que se diz rico mas que a maioria dos seus filhos vive em extrema pobreza em enquanto uns poucos têm tudo.

 

A violação dos direitos humanos por parte dos órgãos do estado cujo ponto mais alto registou-se na forma brutal e vergonhosa como manipulou a comunicação social pública e impediu a realização em novembro último



da manifestação pela paz e direito à vida em solidariedade aos nossos concidadãos mortos em tempo de paz.

 

Com base na agenda de trabalhos apresentada e posteriormente aprovada, a reunião apreciou o relatório das actividades levadas a cabo pelo Partido durante o último trimestre de 2013 e avaliou o grau de implementação do plano de acção no período em referência.

 

Depois de acalorados e frutíferos debates a reunião tomou as seguintes deliberações:

 

1. Aprovar o relatório semestral do Secretariado do Comité Provincial sobre o desempenho dos órgãos do partido durante o período em referência.

2. Aprovar o plano de acção para 2014.

3. Aprovar a proposta de constituição dos Conselhos Consultivo e de Ética apresentada pelo Secretariado do Comité Provincial.

4. Apoiar as orientações da Direcção do Partido inerentes ao programa de preparação da UNITA para as autarquias.

5. Instar o governo a tomar medidas pertinentes visando a satisfação das necessidades básicas da população.

6. Por ocasião da passagem do dia 24 de Janeiro, data histórica consagrada às extintas FALA, Forças Armadas de Libertação de Angola, antigo braço armado da UNITA, a III Reunião Ordinária do Comité Provincial rende homenagem à todos quantos integraram esse instrumento de luta que muito contribuiu para edificação da paz, liberdade e democracia para o nosso país e exige que o governo cumpra escrupulosamente o processo de desmobilização e reintegração de todos ex-militares.

 

Caxito, 25 de Janeiro de 2014

A III Reunião Ordinária do Comité Provincial do Bengo