Luanda, 4 de Dezembro de 2008

SUA EXCELÊNCIA PEDRO PIRES,

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE CABO VERDE,

SENHORES MEMBROS DA DELEGAÇÃO CABO VERDIANA
E ANGOLANA, ILUSTRES CONVIDADOS,

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,

Com muito prazer voltamos a receber hoje Vossa Excelência e a importante Delegação que o acompanha, pois são antigos e profundos os laços de amizade e de solidariedade que ligam os nossos dois povos e países.

Nesta sua breve visita, esperamos que possa constatar as mudanças que estão a ocorrer no nosso país, visíveis por toda a parte, e ter um contacto mais directo com a nova Angola que estamos a construir, em paz e com o concurso entusiasta de todos os cidadãos.

Neste processo participam muitos cabo-verdianos, que trabalham lado a lado com os angolanos, na reconstrução e desenvolvimento do país. Eles constituem uma comunidade perfeitamente integrada e com uma atitude positiva em todos os domínios da vida.

Não é tão grande como esta, a presença de angolanos residentes em Cabo Verde, mas a existência das duas comunidades é a expressão inequívoca da amizade, da solidariedade e da hospitalidade recíprocas que animam as nossas relações.

Somos duas Nações africanas que acreditam na integração progressiva das nossas sociedades e que consideram os processos democráticos em curso e a assumpção plena dos princípios da boa governação e da solidariedade como vias indispensáveis para a mudança para melhor das condições de vida das populações.

Cabo Verde tem registado progressos notáveis no plano político, económico e social. É um país influente da comunidade da África Ocidental e é nosso desejo aprofundar com o vosso país os laços que nos unem, tomando mais ágeis os mecanismos de cooperação bilateral em todas as áreas de interesse comum.

A crise financeira que o mundo atravessa será uma limitação, mas não pode ser um factor de inibição da nossa vontade de avançar.

As economias dos nossos dois países encontram-se ainda num processo de estruturação e com grandes possibilidades de expansão no plano interno.

Com políticas públicas correctas e com segurança jurídica e física garantida, podemos continuar a atrair investimentos para realizar empreendimentos e produzir cada vez mais riqueza.

Nesta sua visita, para além da prevista assinatura dos acordos no domínio da formação e do ensino superior e da segurança social, também vai ser feita uma avaliação do grau de cumprimento dos acordos que temos.

Essa operação é urgente e importante, pois poderá dar uma nova dinâmica a execução desses acordos e perspectivar muitos outros, em sectores em que a cooperação é possível e desejável.

A Comissão Mista Intergovernamental poderá assim, por exemplo, debruçar-se sobre matérias ligadas às obras públicas, aos transportes, às pescas, à cultura, à segurança e ordem pública e aos fluxos migratórios entre os dois países, explorando de maneira positiva e com reciprocidade de vantagens a complementaridade de interesses ou as eventuais necessidades específicas de cada uma das partes.

Não desejo alongar-me mais nesta minha intervenção, para que possamos trocar impressões sobre questões que preocupam a Africa e o mundo e conviver de maneira mais informal neste almoço dedicado a Vossa Excelência e aos convidados aqui
presentes.

Agradeço que me acompanhem agora num brinde à saúde e longa vida do Presidente Pedro Pires, de sua Esposa e da delegação que o acompanha.

Muito obrigado.

Fonte: Angop