Luanda - Queirós Anastácio Chiluvia, director adjunto da Rádio Comercial Despertar, foi detido à tarde deste domingo pela polícia nacional de Cacuaco, quando tentava reportar um facto que estava ocorrer, envolvendo agentes da corporação.

Fonte: UNITA
Segundo testemunhas, a polícia estava a violentar reclusos que se encontram na unidade policial, quando Queirós apercebendo-se do facto tentou retratar o acontecimento, o que terá motivado a sua detenção.

Familiares e colegas que se deslocaram à noite passada à unidade policial para obter mais informações disseram ter recebido informações do piquete, segundo as quais, o jornalista já não encontrava no Comando municipal de Cacuaco, foi transferido para um sítio especial.

NOTA DE IMPRENSA

O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA repudia em termos mais enérgicos a detenção do jornalista e director adjunto da Rádio Despertar, quando se encontrava a reportar um facto que envolvia violência por agentes policiais, em Cacuaco.

O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA lamenta que apesar de advertências reiteradas por instituições de defesa dos Direitos Humanos e de Jornalistas, em particular, o Governo angolano, através das suas forças de segurança continue posicionado na trincheira contra as liberdades fundamentais dos cidadãos e o exercício livre de Jornalismo em Angola.

O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA apela a imediata libertação de Queirós Anastácio Chiluvia, que mais não fez senão cumprir o dever que lhe competia, enquanto profissional de comunicação social, de testemunha e reportar mais uma violação flagrante e abuso de autoridade.

O Secretariado da Comunicação em Marketing da UNITA aproveita endereçar aos profissionais da Rádio Despertar e aos demais órgãos de Comunicação Social a sua total solidariedade e encoraja-os a não se deixarem intimidar por essas acções de violências das forças policiais contra os jornalistas.

Luanda, aos 3 de Fevereiro de 2014
O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA