Lisboa – No Serviço de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE) está a ser aguardada com expectativa, a indicação de nomes para futuros directores que farão parte, ou reconfirmados, como colaboradores mais próximos do novo director geral daquela instituição, Eduardo Filomeno Barber Leiro Octávio (na foto saudando o general Kopelipa).

Fonte: Club-k.net

No interior do SINSE, segundo observações, deu lugar a um clima de incerteza respeitante a este assunto das futuras rotações internas, a nível dos directores nacionais sobretudo aqueles que se encontram no cargo desde Setembro de 2006.

Uma das reacções que se verifica inserisse na conduta  não “disfarçada”  por parte de funcionários que  se julgam poderem  vir a ser afastados, em função da conduta “menos exemplar”  que tiveram contra Eduardo Filomeno Barber Leiro Octávio, ao tempo em que era o director adjunto do SINSE.

 A saber:

- Hermenegildo Manuel Avelino “Lolo”, o  chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento desta instituição revela-se desalento  desde a nomeação do novo Director Geral.  Ao tempo que Eduardo Octávio era o numero dois do SINSE, e convocasse reuniões de trabalhos,  nas ausências,  do então titular, Sebastião Martins, Hermenegildo Avelino era dos altos funcionários que ignorava as convocatórias e indicava  um chefe de departamento da sua direção para o representar na reunião.  Desde então foi conotado com a corrente que sabotava ou hostilizava Eduardo Octávio, o agora DG.

- Jorge Francisco Silveira, o  chefe do Gabinete de Cooperação, Intercâmbio, Relações Públicas e Protocolo do Serviço de Informações adoptou uma posição de inclinação ao novo DG. Ao tempo do então titular Sebastião Martins, ele era a figura que tinha a reputação de venerar aquele e de abrir a porta do carro do antigo patrão quando chegasse a sede do SINSE.  

Logo após a exoneração de Martins, Jorge Silveira, foi o primeiro a desmarcar-se daquele. Em Dezembro de 2013,  no enterro da esposa de um alto funcionário Fernando Eduardo Manuel, o ex- DG Sebastião Martins fez-se presente no cemitério. Porem logo que Jorge Silveira o viu  distanciou-se  pondo-se ao lado do actual DG Eduardo  Octávio, de quem passou a venerar.

- José Roldão Teixeira, o Director Nacional dos Recursos Humanos é outro com o cargo ameaçado em função  de reclamações a seu respeito remetidas ao DG. Os quadros queixam-se  do desempenho menos bom que se atribui a sua direção.  

Um alto funcionário dos recursos humanos do SINSE  identificado por “Bongue”,  foi inicialmente mencionado como seu potencial substituto,  porem   acabaria prejudicado com pareceres que o igualavam a Roldão Teixeira.

Os directores nacionais dos órgãos do aparelho de segurança de estado, são nomeado por decretos presidências, sob proposta do directores gerais das respectivas instituições. Angola tem formalmente três órgãos de segurança, o SINSE, o SIE (Serviço de Inteligência Externa) e o SISM (Serviço de Inteligência e Segurança Militar).