Lisboa - O Brigadeiro das Forças Armadas Angolanas (FAA), Gilberto da Piedade Veríssimo (na foto), foi recentemente nomeado para o cargo de secretário-adjunto dos Assuntos Políticos da Comissão do Golfo da Guiné (CGG). 

Fonte: Club-k.net

Apesar de o assunto não ter sido objecto de anuncio na imprensa estatal angolana, o ministro das Relações Exteriores, George Chicoty, conferiu-lhe posse a 13 de Janeiro do corrente, a margem de uma cerimónia ao qual tomaram igualmente posse responsáveis do MIREX, no quadro da nova estrutura orgânica e do processo de reforma da instituição.

Até a data da sua nomeação, este antigo director geral adjunto do Serviço de Inteligência Externa (SIE) estava colocado como consultor do ministro George Chicoty.

Em Novembro de  2010, ele foi  o ponto focal da conferência de Luanda sobre a paz e Segurança na região do Golfo da Guiné ao lado da embaixadora Adenike Ukonga, a  secretária executiva adjunta da CGG.

A  Comissão do Golfo da Guiné que desde Outubro de 2013 passou a ter uma sede em Luanda (localizada no largo da Sagrada Família), tem como objectivos a promoção da paz e segurança na região do Golfo da Guiné, assim como o bem-estar sociopolítico, económico e ambiental dos Estados membros.

A organização, que foi criada em 1999, tem ainda o dever de regular e harmonizar a exploração dos recursos naturais da região, em áreas específicas como a das pescas, exploração de petróleo e gás, bem como de outros recursos que ainda não foram explorados na área.

Integram a CGG, Angola, Gabão, Guiné Equatorial, Camarões, República Democrática do Congo (RDC), República do Congo, Nigéria e São Tomé e Príncipe. Há informações de que poderá vir a integrar novos membros.  

Em Agosto de 2013, realizou-se em  Malabo, na Guiné Equatorial, a terceira Cimeira dos Chefes de Estado e de governo da Comissão do Golfo da Guiné (CGC), tendo o Gana solicitado oficialmente a sua adesão de pleno direito na CGC.

Tema relacionado:

Quem é QuemGilberto Veríssimo, ex-DG adjunto do SIE

A Segurança Necessária ao Desenvolvimento Sustentável do Golfo da Guiné - Gilberto Veríssimo