Luanda - Alguns alunos do ensino superior manifestaram a sua preocupação perante o requisito de pagamento de propinas em Fevereiro feito por algumas universidades. Em causa está o adiantar do pagamento de um dos meses de propinas quando os alunos ainda só tiveram 5 dias de aulas.

Fonte: NG
Segundo o Nova Gazeta, os estudantes estão apreensivos com o regresso às aulas porque apesar de só terem cinco dias de aulas, é-lhes pedido que paguem desde já o mês de Fevereiro. Numa situação normal, a primeira propina seria paga em Março.

No total, os estudantes pagariam à mesma os 10 meses regulamentares. No entanto, teriam de pagar a primeira propina um mês antes do esperado, estando depois isentos do pagamento em Maio, mês do censo, altura em que as aulas serão suspensas.

Apesar da justificativa, a situação causou indignação entre os alunos. "Não faz sentido pagar a propina de um mês em que praticamente não haverá aulas." diz Fernando Sacaia

Nem todas as instituições estão a exigir o pagamento da propina de Fevereiro, sendo que a maior parte das universidades mantém as datas de pagamento normais.