Em declarações à Voz da América, o consultor económico afirmou que «muitos têm receios de fazer leituras realistas e honestas do ponto de vista intelectual» para agradar determinados sectores do poder.

Antigo vice-presidente da Assembleia Nacional pela bancada parlamentar da UNITA, Fernando Heitor disse ter sérias dúvidas que o programa do governo angolano para os próximos quatro anos seja executado em pelo menos cinquenta por cento, devido a queda do preço do petróleo no mercado internacional, contrariando assim, as declarações mais optimistas.

Fernando Heitor considera que até ao momento, o Presidente José Eduardo dos Santos foi a única figura da hierarquia do Estado que admitiu que a crise económica mundial pode afectar o programa de reconstrução do país.

Eduardo dos Santos admitiu esta possibilidade durante a cimeira dos Chefes de Estado dos países membros do Golfo da Guiné, realizada há duas semanas, em Luanda.

«A opinião do presidente da República é a mais acertada e as opiniões de todos e assessores que o rodeiam já sabemos como é que as coisas funcionam aqui, as pessoas querem sempre defender o governo, de forma às vezes tresloucada e têm receios de fazer leituras mais honestas do ponto de vista intelectual. E a leitura mais honesta do ponto de vista intelectual foi feita pelo Presidente da República. Todos os assessores geralmente fazem leituras que agradam o Presidente, que agradam o Governo.»

Fernando Heitor defende uma revisão do Orçamento Geral do Estado, devido a queda do preço do petróleo no mercado internacional.

O Orçamento Geral do Estado para 2009 foi elaborado tendo como preço de referência 55 dólares o barril de petróleo, e hoje está muito abaixo do previsto.

Fonte: VOA