Benguela - Nos tempos de Caprandanda (kapalandanda), que já lá vão, isto ė, no tempo do “mono”, que era proibidíssimo ‘hablar’, pensar e comportar-se em ‘stereo’, uma classe (ou subclasse?) de indivíduos emergiram do cenário politico, principalmente da equipa defensora da “monofonia”; OS AGITADORES...

Fonte: Club-k.net

Tais indivíduos, eram bem-falantes, de verbo fácil entre aspas, personalidade simpática e muito queridos na equipa e não só, “para tudo, quanto era lado onde parecia que o ‘inimigo’ estava levando vantagem, o agitador político era ‘lançado’ qual anzol/isca, para reverter o quadro”... Principalmente nos chamados comícios populares, quando parecia que o ‘verbo’ do orador “estava a cair em saco roto” e o pessoal/ouvinte a dormitar ou a sugerir uma inquietante incredulidade, “pedagógico”, sem aviso prévio, surgia demolidor e contagiante o agitador, mexendo com as emoções dos presentes, berrando com afabilidade em plenos pulmões: “ e a luta!... e o povo quem ė?!”

Tais agitadores, eram sem sombras de dúvidas o ‘chamariz’ o motivo da ‘ida’ de multidões a um determinado comício politico vulgo popular.

TANY NARCISO Vs JORGE VALENTIM

Devo dizer, que o melhor nesta área, que muito me impressionou, foi o ‘camarada’ Tany Narciso (1974-1975) que com muita arte e imaginação fez um memorável trabalho politico, autor do célebre e ultracontagiante assobio (que ate hoje, embora discreto; ressoa), o homem que fez de Benguela, na minha opinião um ‘Torrão’ do MPLA, em oposição ao Lobito onde se encontrava uma ‘outra’ raposa: Jorge Valentim, que habilmente “caçumbulou” o Lobito para a UNITA.

Se bem me lembro havia até “aulas politicas ou cursos políticos” para o efeito, para melhor tornear o verbo (hipócrita), aguçar a visão (partidária), melhor ’disparar’ as promessas edénicas (fantasmagóricas), apelando sempre fidelidade partidária,

ao necessário/obrigatório “sacrifício” das massas (enquanto os lideres da equipa resfolegavam-se em opulentas orgias) dissimular as fraquezas da equipa destacando as do ‘inimigo’ etc., etc.

BATEDORES POLITICOS

Agitador (autêntico ponta-de-lança), era um epíteto que os “tipos” acarapuçavam com orgulho todos os “profetas” da terra prometida onde eles despontavam como os “salvadores da pátria” era o político proeminente o exemplo a apontar e a seguir... devo dizer, que a minha carreira politica, deveu-se exclusivamente a discreta intervenção ‘in-extremis’ de um destes “profetas” que mudou profundamente a minha vida.

HOJE, a “conversa mudou”, tais indivíduos com a ‘bagagem’ acima descrita, ‘viraram’ inimigos (os novos inimigos) uns poucos reverteram a sua ‘condição’ com agilidade qual condutor que descreve uma curva perigosíssima sem suavizar a marcha e deixaram-se navegar na maré da corrupção e do “deixa andar”...

Quando tais indivíduos (agitadores), fazem lembrar aos "tipos" e aos componentes do meio onde se encontram das promessas edénicas, enumerando os antigos companheiros, que perderam a vida no “exercício da função” e reivindicam justa compensação, o regime (os tipos), de memória curta e irremediavelmente ingrata, continuando impiedosamente com a “monofonia” disfarçado de ‘estereofonia’, acusa- os de: AGITADOR, porém com uma diferença, agora candidatos a exclusão social ou ‘desterro’ social, prisão, porrada e servirem de alimentos aos jacarés.

HOJE, ‘raposas’ que se encontravam no lado oposto, nos tempos de Caprandanda, são apressadamente recrutados e apresentados como o “modelo a seguir.”

 

HOJE, ser catalogado ou acarapuçado de AGITADOR, significa ter a vida “presa por um fio” pode desaparecer a qualquer momento... Camulingue e Cassule, foram acusados previamente de; “agitadores’...