Luanda - O treinador angolano Romeu Filemon foi, esta terça-feira, apresentado em Luanda como novo selecionador de futebol de Angola, tendo assinado um contrato válido por dois anos.

Fonte: ojogo/Angop

Filemon regressa a um cargo que ocupou interinamente em maio e junho de 2012, substituindo o uruguaio Gustavo Ferrin, que não conseguiu cumprir nenhum dos objetivos que lhe foram fixados, designadamente a qualificação para o Mundial deste ano no Brasil.

Pedro Nety, presidente da Federação Angolana da Futebol (FAF), pediu na apresentação do novo selecionador a qualificação para as competições continentais e, sobretudo, que este crie condições para que se consiga o apuramento para o Mundial de 2018, na Rússia.

"O professor Romeu Filemon tem potencial e não vai trabalhar sozinho. Pode contar connosco, que estaremos a seu lado nos bons e maus momentos", afirmou Pedro Neto na conferência de imprensa de apresentação do novo selecionador.

Romeu Filemon prometeu "trabalho árduo, dignidade e transparência".

André Macanga estreia-se como técnico


O antigo capitão da selecção nacional André Macanga foi hoje oficializado como adjunto dos Palancas Negras, marcando assim a sua estreia como técnico de futebol.

O ex-jogador vai coadjuvar o novo seleccionador nacional Romeu Filemon, apresentado hoje como novo “comandante” dos Palancas Negras. José Kilamba, Abreu Paxe, Adriano Jonas e João Dombaxe completam a equipa.

Com 35 anos de idade, Macanga começa um novo ciclo na carreira desportiva, transitando dos relvados para o banco, depois de ter representado vários clubes em Portugal, Quatar, Turquia e Koweit, tendo se despedido neste último onde representou o Sport Club Jahara.

No presente ano, o antigo jogador do Salgueiros, FC Porto, Alverca (Portugal), entre outros clubes, frequentou dois cursos de treinadores.

André Macanga capitaneou a selecção de Angola no Africano das Nações de 2008, no Ghana, onde os Palancas Negras, orientados por Oliveira Gonçalves, chegaram pela primeira vez aos quartos-de-final. Antes, no Mundial 2006 na Alemanha, foi sub-capitão.

Ao longo da carreira, representou também o Arrifanense, Villanovense FC, Boavista, Vitória de Guimarães, Académica de Coimbra (Portugal), Gaziantepsport (Turquia) e Al Koweit.

O antigo médio defensivo, conhecido pelo seu porte físico e resistência, deverá estreiar-se a 5 de Março, quando Angola defrontar Moçambique.