Lisboa - O antigo deputado da Assembleia Nacional, Quintino António Morreira, que liderou a extinta Nova Democracia – Coligação Eleitoral, revela-se decidido em reaparecer no mercado político angolano liderando uma nova coligação que atenderá pelo nome de Aliança Patriótica Nacional (APN).
 
Fonte: Club-k.net
O processo de fundação da Aliança Patriótica Nacional (APN), encontra-se  bastante  avançado,  na fase de recolhas de assinaturas para a sua subscrição, que serão  posteriormente remetidas ao Tribunal Constitucional para aprovação final.  De momento contam já com 7 500 assinaturas.
 
Após o reconhecimento do TC,  o político Quintino Moreira, deverá, conforme a lei dos partidos políticos, fazer-se eleger em congresso  para que os órgãos da futura coligação sejam reconhecidos pela instituição dirigida pelo juiz Rui Ferreira.
 
A Nova Democracia, a antecessora  da APN, foi uma junção de partidos da oposição e   estava representada com dois acentos na Assembleia Nacional (no ano legislativo 2008 a 2012).

A mesma notabilizou-se pelas posições que tomavam a favor do MPLA (partido no poder) e o seu Presidente José Eduardo dos Santos. Em função desta conduta, a ND, foi várias vezes tidas/confundida como um satélite do  regime angolano.