Paris - É com muita dor e tristeza que recebemos a notícia do passamento físico do mais velho Agostinho André Mendes de Carvalho, um dos membros fundadores do MPLA e pai do atual Chefe da bancada parlamentar da CASA-CE no Parlamento angolano, André Gaspar Mendes de Carvalho, ocorrido quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014, vítima de prolongada doença.


Fonte: CASA-CE

O mais velho Mendes de Carvalho foi um nacionalista que participou ativamente na guerra de libertação de Angola e que sempre defendeu os interesses do povo angolano. Uma vez conquistada à independência, ocupou cargo ministerial no governo angolano, nomeadamente o de Ministro da Saúde.


Para além da atividade política, o mais velho Mendes de Carvalho foi também um erudito escritor.
 

O seu desaparecimento físico é uma perda irreparável para o país que perde assim uma biblioteca viva. Mas também para a sua família biológica e política. O compatriota Mendes de Carvalho faz parte daqueles angolanos que participaram e que conhecem bem a verdadeira história de Angola do período pré e pós independência. É triste para o nosso país vermos homens como o mais velho Mendes de Carvalho nos deixarem sem no entanto termos aproveitado ou aprendido do vasto conhecimento que detêm.
 

Neste momento de dor e de luto, a Representação da CASA-CE na Europa inclina-se diante da memória do mais velho Agostinho André Mendes de Carvalho e apresenta à família enlutada, e especialmente ao nosso Companheiro Almirante André Gaspar Mendes de Carvalho, e a todos os militantes do Partido MPLA as suas mais sentidas condolências.


A nossa oração é que o Senhor Todo Poderoso dê a toda à família enlutada e a todos os entes queridos do malogrado, a paz no coração e a força necessária para superar este momento doloroso e difícil.

 
A Representação da CASA-CE na Europa

Paris, aos 13 de Fevereiro de 2014