Luanda -  O Secretário provincial da UNITA,  em Luanda, Fonseca Emanuel Chindondo, foi exonerado, em plena reunião do Comité provincial realizado em Viana, no passado dia 8 de Fevereiro. 

Fonte: Club-k.net

De acordo com conhecimento, dias antes da referida reunião, o líder da UNITA, Isaías Samakuva, que tem a competência de proceder com as movimentações de quadros, chamou-lhe no seu gabinete para o informar que “dentro de algum tempo deixará Luanda, para exercer outras funções”.

Para o efeito,  foi criada uma comissão de gestão que devera conduzir os destinos partidários de Luanda até a indicação de um no secretário provincial. Aventa-se a hipótese de vir a ser o próximo secretário provincial Álvaro Chikuamanga, o representante do partido na Comissão Provincial Eleitoral de Luanda.

Enquanto isso, a comissão de gestão é coordenada pelo secretário geral, Victorino Nhany, ladeado pela Presidente da LIMA (ala feminina), Miraldina Jamba e pela SG interina da JURA, Albertina Navita Ngolo.

A exoneração de Fonseca Emanuel Chindondo esta a ser descrita, nos bastidores da UNITA, como tendo acontecido “em circunstâncias não recomendáveis” apesar de ter sido previamente comunicado.

Alega-se também que a exoneração foi precipitada devido a alegadas incompatibilidades entre o mesmo e o secretariado geral do "Galo Negro". (Centralização do poder financeiro ao Secretariado Geral do Partido, falta de autonomia de Luanda e intrigas internas)

Ao mesmo tempo,  invoca-se, atropelo dos estatutos por parte da direcção do partido por o afastamento ter sido feito de forma verbal. “O presidente apenas fez a abertura da reunião e infelizmente durante o acto anunciou a exoneração, sem despacho algum, ou seja, sem nada escrito atropelando o estatuto do partido”, notou um observador, sobre este quadro formado em Ciência Política pela Universidade Agostinho Neto.