A ND/EU, uma das surpresas das eleições legislativas de Setembro passado ao eleger dois deputados com 1,1 por cento dos votos, é a primeira formação partidária a divulgar a sua proposta de Constituição que vai ser redigida e votada em 2009.

Ao indicar que o Chefe de Estado seja eleito pela Assembleia Nacional, a ND é a primeira força política a responder formalmente a declarações de José Eduardo dos Santos que há duas semanas avançou com esta possibilidade numa reunião do MPLA(Movimento Popular de Libertação de Angola), o partido no poder e que é liderado pelo Presidente da República.

Em declarações à Agência Lusa, Quintino de Moreira, líder da Nova Democracia, afirmou que "não existe nenhuma colagem" da sua proposta de revisão constitucional à do MPLA.

"O que fizemos é apenas uma proposta de Constituição que pode ser discutida pela Nação", referiu Quintino de Moreira.
Moreira afirmou ainda que "não se pode pensar que a ND/UE tenha recebido dinheiro do Governo para fazer uma proposta desse género", referindo-se a acusações vindas na imprensa de que este partido estaria ao serviço de uma estratégia do MPLA.
  Image 
 
 
 
 
 
 
"O que pretendemos é que o Presidente da República seja eleito por voto indirecto para evitar que o Governo tenha uma vida efémera, em que o Presidente é de um partido e o Governo pertence a outro partido", salientou Quintino de Moreira.

A ND na sua proposta de Constituição defende ainda que seja criado um governo da oposição, ou "governo sombra", no qual teriam assento, entre outras figuras, os líderes tradicionais.

José Eduardo dos Santos, na abertura da reunião do Comité Central do MPLA, disse que existem no país duas correntes de opinião sobre a forma de eleger o Presidente: por sufrágio universal directo ou indirectamente, através do Parlamento.

Os dois principais pré-candidatos conhecidos à Presidência angolana, Isaías Samakuva, líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido da oposição, e Vicente Pinto de Andrade, a primeira figura política angolana a anunciar que está na corrida presidencial, já criticaram a hipótese de sufrágio indirecto, colocada pelo líder do MPLA e Chefe de Estado.

Vicente Pinto de Andrade disse que, se vingar a eleição do Presidente da República via parlamento, José Eduardo dos Santos "já está eleito", recordando que o MPLA tem 191 dos 220 deputados na Assembleia Nacional.

Fonte: Lusa