Luanda - Um golo solitário de Ruben, aos 87 minutos, foi suficiente para agudizar a crise de resultados da equipa do 1º de Agosto, que perdeu na recepção ao Recreativo da Caála do Huambo, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, na abertura da segunda jornada do campeonato nacional de futebol da I divisão, Girabola2014.

Fonte: Angop
A formação “militar”, apesar de ter começado bem a época futebolística com a passagem à segunda ronda preliminar da liga dos clubes campeões de África, não consegue acertar na competição interna, já que na ronda inaugural perdeu no terreno do Progresso do Sambizanga, por 0-1.

Este desfecho ocorre alguns dias antes da deslocação a Brazzaville, para defrontar o AC Leopards do Congo, na primeira mão da eliminatória.

Na tarde desta quarta-feira (26) o 1º de Agosto tinha pela frente a formação que impôs um empate ao actual campeão do Girabola (Kabuscorp do Palanca, 1-1). Os rubro-negros entraram dominante com oportunidades claras de golo não aproveitadas.

Aos 39 minutos, o avançado Guilherme Afonso criou uma situação de golo junto da baliza de Capessa, com remates sucessivos, mas faltou apoio dos seus companheiros. À passagem do 43º minuto, registou-se uma situação de perigo para os visitantes com a bola a passar perto da baliza de Hugo.

Na segunda parte, altura que foram apuradas substituições, o jogo ficou mais animado. O 1º Agosto teve ocasiões para marcar mas os seus avançados não conseguiam concretizar. O Recreativo da Caála aproveitou a desconcentração da defesa contrária e Ruben rematou forte de fora da área em posição frontal e selou o encontro dirigido por juiz Osvaldo Felix.

Enquanto a isso, a equipa do Kabuscorp do Palanca derrotou esta quarta-feira, 26, no estádio dos Coqueiros, em Luanda, O FC Bravos do Maquis, por 2-1, para a segunda jornada do cameponato nacional de futebol.

Já na cidade de Lubango, o Desportivo da Huíla alcançou - com os golos de Baby e de Pataca - os primeiros três pontos no Girabola2014, ao vencer o 1º de Maio de Benguela por 2-0, em partida de antecipação da segunda jornada da prova.

A equipa "militar" da região sul entrou no jogo a pressionar o seu adversário, e longo no primeiro minuto o médio ofensivo Ruffin II cruzou para Bena e este mandou a bola para fora, dois minutos mais tarde, Sidney desperdiçou uma jogada combinada com Giresse.
 
Aos 11 minutos o avançado Giresse de caras com guarda-redes Feliciano atirou a bola ao lado. Depois foi a vez de Bena cabecear rentinho ao poste. Aos 34 minutos Baby abriu o placar na cobrança de uma falta sobre Bena.

O início foi frouxo na segunda parte para as duas equipas, mas aos 59 minutos, Pataca executou o livre de meia distância para fazer o segundo tento. O 1º de Maio viu ainda ser expulso o seu capitão Hélder por agressão a um adversário, situação não paroveitada pelo Desportivo da Huíla para ampliar o resultado.

O treinador do 1º de Maio de Benguela, Paulo Saraiva, disse hoje, na cidade do Lubango, que a derrota sofrida por 0-2, diante do Desportivo da Huíla, foi provocada pela arbitragem.

Falando à imprensa no final da partida de antecipação referente à segunda jornada do campeonato nacional de futebol, Paulo Saraiva explicou que arbitragem não assinalou foras-de-jogo ocorridos na sequência de execução de livres. “Geralmente têm dito que me queixo muito da arbitragem, mas há motivos claros para reclamar, pois errar duas vezes não é normal”, realçou o técnico dos proletários de Benguela.