Luanda – O Banco Mundial (BM) nomeou a 1 de Fevereiro o Sr. Gregor Binkert para o cargo de Director para Angola, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro Africana e São Tomé e Príncipe.

Fonte: Banco Mundial


O Sr. Binkert, de nacionalidade Suíça, possui PhD em Economia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, e tem mais de 25 anos de trabalho em desenvolvimento. Trabalha para o BM desde 1998 e desde esta altura o Sr Binkert desempenhou várias funções de relevo na instituição e em várias partes do mundo, sendo a última a de Director para quatro países da África Central aonde liderou o diálogo estratégico com os Governos destes países e geriu uma carteira de projectos de cerca de $1,7 bilhões de dólares. Foi Economista líder baseado em Maputo, Moçambique aonde reforçou o diálogo sobre as questões macroeconómicas, o trabalho analítico sobre crescimento, competitividade, integração regional e combate à pobreza. Foi também Representante Residente no Chade de 2001 – 2004 durante a construção do pipeline de petróleo Chade - Camarões que foi o maior projecto de investimento na África Subsariana na época.

Antes de entrar para o BM o Sr. Binkert foi Embaixador em Exercício (Chargé d’Affairs), da Suíça em Moçambique, além de Director Residente da Cooperação Suíça no mesmo país. O Sr Binkert é fluente em português.

"Será um privilégio para mim trabalhar para Angola, e interagir quer com as autoridades governamentais quer com os beneficiários dos projectos financiados pelo Banco Mundial, o sector privado, e os parceiros internacionais. Angola está numa fase de viragem, e espero que o Banco Mundial venha a ajudar com projectos de transformação para apoiar a visão do Governo de Prosperidade Partilhada e Eliminação da Pobreza”, declarou Gregor Binkert.