Luanda – A II Conservatória do Registo Civil de Luanda, na Vila Alice, está a ser alvo de reclamações por parte de quem vai tratar de cédulas ou certidões de nascimento. A demora na entrega dos documentos e a falta de comunicação entre funcionários e clientes constituem as grandes preocupações.

Fonte: JA
Eva Luís, em Janeiro de 2012 pediu uma certidão de nascimento e até esta data não conseguiu o documento. Disse à reportagem do Jornal de Angola que fez uma reclamação e na resposta “fui informada que tinha de tratar novos documentos por falta de livro de registo”.

Após a entrega de novo pedido e a documentação “garantiram-me que no prazo de 15 dias tinha a certidão”, mas Eva Luís ainda não recebeu o documento e vê a sua vida “andar para trás” porque não consegue tratar do Bilhete de Identidade.

Isabel do Nascimento também está a “sofrer” porque há três meses que espera uma cédula de nascimento. “Todas as quintas-feiras vou à Conservatória na esperança de receber o documento mas infelizmente ainda não consegui”, afirmou.

Isabel do Nascimento disse à reportagem do Jornal de Angola que não entende a demora na entrega dos documentos: “se existe algum problema devem informar-me e não pôr as pessoas tanto tempo à espera”.

Outro caso é de Susana Cristóvão que pediu uma certidão de nascimento há cinco meses e ainda não recebeu o documento. “Estou cansada de tanto esperar e até hoje ninguém me diz nada. Sempre que vou à II Conservatória saber da certidão mandam-me voltar no dia destinado às entregas. Eu volto, mas não me dão o documento”, disse Susana.

João Divango também “está de castigo” há cinco meses. Pediu uma certidão de nascimento mas até agora os funcionários da II Conservatória do Registo Civil de Luanda não lhe entregam o documento.

A conservadora recusa falar sobre o assunto e remeteu-nos para o seu superior hierárquico. Marcámos uma entrevista com o responsável dos Serviços de Registo Civil, no Ministério da Justiça, mas uma semana depois não foi dada qualquer resposta. Está tudo tão lento como a “papelada” na II Conservatória.