Luanda - Numa iniciativa louvável, o chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Militar (SISM), general José António Maria “Zé Maria” promoveu, há dias, um acto de confraternização em homenagem às mulheres do seu pelouro.

* Paulo Alves
Fonte: Club-k.net

À Dignidade das Mulheres

O general, que estudou num seminário católico, fez um discurso, com sermões à mistura, sobre a bondade de Deus, as virtudes da sua carreira militar e o papel das mulheres.

Eis que, para surpresa dos convidados, entre os quais vários generais, o general Zé Maria começou a discorrer sobre os “orifícios” das mulheres presentes. Sem pudor, o general comparou a vida sexual das suas subordinadas com estradas. “Vocês já têm muitos quilómetros de estrada”.


“Algumas de vocês usam ‘pedra uma’ ou mercúrio para fingirem que são virgens, mas não são”, disse o general em tom de perito sobre a vida íntima das funcionárias sob sua responsabilidade.

Imparável, o general detalhou, de forma malcriada e com expressões de baixo coturno, as partes íntimas das mulheres. Chegou mesmo a perguntar, à incrédula audiência, “quantos buracos, vocês mulheres têm?”


Qual adepto da pornografia, o general Zé Maria, internamente conhecido como general Treme-Treme ou Mana Madó, falou sobre o canal da mulher ligado ao sistema digestivo, “que também é usado para outras coisas”.

Algumas funcionárias, lavadas em lágrimas pela humilhação, pediram para se retirar da sala.


Vários oficiais generais, presentes no acto, não tugiram nem mugiram com receio de sofrerem sanções do “inspirado” chefe.

Em matéria de defesa e segurança no país, o general Zé Maria é a mão esquerda do presidente José Eduardo dos Santos, enquanto o general Kopelipa é a sua direita.

O general Zé Maria não tem limites nos seus abusos. Tornou-se lendário o castigo que infringiu a um oficial general a quem obrigou a fazer jardinagem na sua residência particular. O general sancionado cumpriu com o castigo, mas sempre fardado.

Nenhum dos seus abusos merece sanção ou reprimenda do comandante-em-chefe, José Eduardo dos Santos. É o general intocável.

Uma funcionária ofendida lamentou o facto dos outros generais temerem o general Zé Maria ao ponto de não defenderem a honra das colegas. “Nem parecem generais que andaram na guerra. Só vi cobardes”.