Lisboa – Sebastião José Martins, antigo ministro do Interior de Angola, esteve a 11 de Março, na assistência  na conferência do Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) de Lisboa. 

Fonte: Club-k.net

A conferência teve como preletor o sociólogo e académico angolano Paulo de Carvalho que dissertou   o tema "Sistema democrático e direitos de cidadania em Angola".

No seguimento dos debates, um angolano Fernando Tomas aproveitou a presença do antigo ministro do Interior,  na sala,  para indagar o sociólogo a cerca da tentativa de assassinato a  pancada contra o SG do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, em Março de 2012, perpetradas por efectivos do Serviço de Informação e Segurança de Estado (SINSE) e da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC). Os assassinatos ocorreram ao tempo do mandato de Sebastião Martins, na qualidade de director do SINSE.

Ao responder, o sociólogo angolano lamentou imenso “o que foi feito ao Dr. Filomeno Vieira Lopes" e esclareceu que foi consultor de Sebastião Martins no Ministério do Interior  revelando que  o antigo governante  não se revia em tais praticas.

Em relação a Isaías Cassule e Alves Kamulingue, raptados e assassinados pelas forças governamentais em Maio de 2012, o ex-consultor do Ministério do Interior alegou  que "não é o que dizem por ai” acrescentando que “eles não foram atirados aos jacarés”.  Segundo Paulo de Carvalho “há muitas versões" sobre este assunto.