Lubango - O pároco da Sé Catedral do Lubango, padre Simeão Kaita, apelou nesta sexta-feira, 14, na cidade do Lubango, os funcionários dos Serviços Prisionais a pautarem por um relacionamento de fraternidade, reconciliação, amor e paz, para com os reclusos.

Fonte: Angop
O padre Simeão Keita, que  falava na homilía alusiva  aos 35 anos da criação dos Serviços Prisionais em Angola, que se assinala a  20 de Março, disse ser necessário que os reclusos tenham um atendimento de irmandade por parte dos efectivos que ali funcionam.

“Os presos cometeram crimes quando estavam fora, por isso devem cumprir as suas penas como manda a lei, mas é necessário que recebam um tratamento especial para que possam ser reeducados e inseridos novamente na sociedade”, realçou.

Simeão Kaita ilucidou  que Deus perdoa as pessoas que fizeram mal ao seu filho, por isso, deve-se também reconhecer os erros e pedir perdão pelos pecados que cometemos, e os cristãos devem ter um relacionamento fraterno com o seu próximo e converter-se, para que os seus pecados sejam redimidos perante o Senhor.

"Durante o período da Quaresma, as pessoas devem reflectir e aproveitar para melhorar as suas vidas e entregar-se as palavras de Deus, pois é o único que pode salvar a humanidade", acrescentou o pároco da Sé Catedral do Lubango.

Crise de valores tornou-se problema global - cónego Apolónio

Por sua vez, o cónego Apolónio Graciano considerou, igualmente nesta sexta-feira, em Luanda, que a crise de valores morais e cívicos em Angola constitui parte de um problema global, quando dissertava numa palestra dirigida a alunos do ensino médio e superior realizada sob o tema “O resgate de valores morais e cívicos”.

Segundo o cónego, a luta pelo resgate dos valores morais e cívicos não é apenas uma responsabilidade do Governo de Angola, mas de toda sociedade, principalmente da família.

O mesmo lamentou o facto de muitos angolanos tomarem como fonte de inspiração de hábitos e costumes exemplos vindos de outros países, com realidade totalmente diferente as de Angola.

Apolónio Graciano apontou a forma ousada de vestir da juventude actual, frisando que tal prática constitui vergonha diante dos estrangeiros que têm Angola como um exemplo.

Destacou que a Bíblia Sagrada é o livro mais antigo que pode transmitir a sabedoria para se viver dentro das normas e condutas que regem uma sociedade exemplar. “A palavra de Deus vem para purificar a cultura e a consciência”, reiterou.

Segundo o religioso, apesar da globalização e a degeneração de valores as pessoas têm consciência para poder analisar o correcto e o errado.