Benguela - Foi realmente um Mar de Gente. Como havíamos informado a digressão do presidente da CASA a província de Benguela iniciou sábado, 15 e foi recebido desde as portas do Lobito em apoteose. Um mar de gente concentrou-se a entrada no morro do Liro e desceu com Chivukuvuku até ao Mercado do Chapanguele banhando as ruas da cidade. Uma banda de música com características específicas brindou igualmente com cânticos e fanfarras a chegada do Presidente.

*Felix Miranda
Fonte: CASA-CE

Nas bermas das estradas por onde o Presidente da CASA passou, nas janelas dos prédios e Rés-do-chão os lobitangas acenavam em frenesi para o Lider que começa a ser ídolo de um grande número de jovens de ambos os sexos. Foi de ver, melhor ainda ouvir os gritos estridentes da malta jovem que clamava e a pretender tocar o seu “Abel”.

Descemos para a cidade capital Benguela. Depois de alojados, não foi ainda o descanso. Incansável, Chivuku reuniu ainda a noite com seus quadros do secretariado local, encontro abrangente até aos responsáveis comunais para tomar nota do programa do dia seguinte e receber do terreno os dados e as perspectivas de como vai ser a Tourné pelos municípios que começa nesta terça-feira 18, logo no município portuário do Lobito; depois Catumbela, para lembrar a antiga potência açucareira desbaratada pelos cubanos para forçar Angola importar açucar desnaturado de Cuba. No pantanal foi construído uma Pista onde durante a guerra levantavam os aviões caças bombardeiros ultramodernos que durante anos espalharam o luto, a dor e o pânico no seio dos angolanos com as suas bombas de alta potência até as proibidas.


Segunda-feira 17, Encontro com o Governador Provincial o tempestuoso Isaac dos Anjos, pela manhã as 09 horas, também visita ao Mercado da Paz e ao Hospital para além de outras actividades.

AS PEQUENINAS ESTUDIOSAS E CHIVUKUVUKU

Algo encorajador. Chivukuvuku tem rogado para gentalhada jovem o apego aos estudos. Neste domingo o apelo foi respondido por seis garotas que se apresentaram ao Presidente para dizer que os conselhos têm sido acatados e isso lhes tem encorajado para daqui mais alguns anitos serem apelidadas igualmente doutoras ou engenheiras fulanas. “Eu quero ser”; “Eu estou a seguir Xis”. Efectivamente têm de 13 a 14 anos e frequentam o médio, para lutar na obtenção de saber e diplomas em medicina, psicologia, jornalismo e engenharia química para o mundo dos petróleos. É o sonho de cada uma que não quis perder a soberba oportunidade para eternizar o momento, uma fotografia, mais um retrato.

IGREJAS DE BENGUELA RECEBEM CHIVUKUVUKU

Na manhã de domingo, o Presidente da CASA visitou a Sé Catedral e depois a Igreja IECA do Bairro Cassôco. Como a espiritualidade não tem tempo nem espaço para se consagrar, Abel Chivukuvuku partilhou os momentos de oração com as duas congregações, o que foi de facto mais uns momentos de regozijo e de fortalecimento do Moral para novos desafios. Apesar de nos dois locais de Cristo, o Presidente da CASA depois de apresentado condignamente aos fiéis presentes, ter ido participar das missas para fazer politica, só o facto de marcar presença entre eles, foi já recheado de simbolismo. Crianças, jovens e velhos, ninguém queria perder o momento para uma foto, um aperto de mão, umas trocas de palavras. Era realmente Chivuku quem ali estava, não longe pelas televisões, sim a mercê de cada um ao vivo