Lisboa –  O Presidente do Conselho de Administracao da Gesterra, Carlos Alberto Jaime  “Calabeto”, é citado em meios com domínio do assunto  como tendo “desta vez” reconsiderado um convite presidencial  para dirigir o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Angola.

Fonte: Club-k.net

“Calabeto”  que é engenheiro de maquinação agrícola formado em Cuba,  é uma figura próxima ao Presidente  José Eduardo dos Santos e igualmente apresentado como seu sobrinho. 

É a ele, a quem JES a dado momento proporá para ser o ministro da Agriculta mas  o mesmo rejeitara.  Na pratica, é ele que opera como um “ministro sombra da Agricultura” em Angola.  Em Abril de 2010,  o PR, criou uma comissão para  radiografar o estado da agricultura do país,  e foi  Carlos Alberto quem chefiou  a referida  comissão (O ministro Pedro Canga foi desencontrado). 

JES transferiu- lhe  a gestão  de cerca de 19 projectos, dentre os quais o “Aldeia Nova”, e o contrato para a implantação da «Fazenda Pungo Andongo», com as sociedades Construtora Norberto Odebrecht, S. A. e a FNP - Consultoria e Comércio, Limitada.

As informações sobre a  possível nomeação de Carlos Alberto são paralelas a rumores  que apontam, para as seguintes hipóteses:

- General Kundi Paihama como próximo governador do Huambo

- Inclusão de José Alberto Puna Zau, na linha de sucessão para próximo ministro da Construção.

- Indicação do ex-ministro das Finanças, Carlos Lopes, para governador de Kwanza- Norte

Há poucas semanas atrás, o Presidente da República havia nomeado um Secretário de Estado para Administração Territorial e um vice-governador de Cabinda para o sector social. Alega-se que a não tomada de posse dos mesmo até ao momento terá sido protelada para se conformar com  nomeações a serem feitas.