Benguela - “Cada povo, tem o governo que merece” – Twitter anonimo. “Mais de 3000 acidentes de viação, 681 mortos num único mês”- Club-k

Fonte: Club-k.net
Em qualquer país decente do mundo, tais cifras resultariam em angústia nacional, parece-me que não ė o caso de Angola (não ė um país qualquer, ė sim país especial), Angola ė dos países do mundo, “onde morrer ‘aos montes’ não ė nenhuma tragédia”.

Milhares de angolanos, morrem diariamente de doenças evitáveis tais como o paludismo e a diarreia, nossos ‘petizes’ comem literalmente “o pão que o diabo amassou,” outros milhares morrem de subnutrição alimentar, o infanticídio ė residente VIP nas zonas residenciais mais carentes…  A morte já ė ‘amiga’ o que faz com que os angolanos, estejam completamente imunes a desgraça que impera no seu meio.

Muitas vezes “rimos” da péssima e fúnebre chacota; “Procura-se trabalhador que não tenha 5 óbitos por semana…” mas, em muitas localidades, inclusive em Luanda, ė a pura e tristèrrima realidade!.. que procuramos ocultar com chacotas ‘baratas’ como o acima citado.

Atribuir tal horrenda colheita, carnificina a simples irresponsabilidade por parte dos condutores dos veículos, ė na minha opinião no mínimo querer tapar o sol com a peneira, o regime acoberto do MPLA, cabe-lhe indubitavelmente mais de 60% das responsabilidades da hecatombe “produzida” nas estradas nacional e 80% da totalidade dos óbitos, que ocorre pelo País adentro.

Outros factores (propositadamente negligenciados), contribuem grandemente para tal “faturação” são, na minha opinião.  A “propagandeada” cultura da violência, o desemprego que gera bicuda frustração nos jovens, defraudados pelas incumpridas promessas eleitorais de “vida melhor/melhor distribuição dos rendimentos nacionais”, a incapacidade do governo projectar real estabilidade social, a ausência de estradas alternativas (rede viária deficitária, em quantidade e qualidade), a falta de saneamento, os engarrafamentos infernais, excessivamente estressantes, a “passerelle” impune da policia de trânsito quase absolutamente corrupta e insensível ao degradante e caótico/carnavalesco quadro viário e a ansiedade ‘cronica’ da maior parte dos jovens usuários das estradas pretenderem “resolver o futuro, hoje!” A semelhança do que “ouve e vê” dos políticos, está definitivamente na base da progressão e manutenção de tal genocídio.

Por isso, ouvirmos e vermos quase diariamente estúpidos acidentes de viação, mormente de táxis ou transporte colectivo e atropelamentos de pedestres, estes últimos são atropelados “na maior das calmas” o perpetrador “tira o pé” do cenário do ‘crime’, com um sorriso sinistro (triunfante) nos lábios, sob o olhar impávido e mudo de centenas de “espectadores”, o ultimo ‘caso’ que presenciei foi na praça do Zango I, uma velhinha ao atravessar a estrada, foi simplesmente ‘varrida’ por um veiculo, (pasme-se) motociclo de três rodas, vulgo “caleluia” o jovem ‘caminhante’ quero dizer motorista, entre aspas, prosseguiu ‘caminho’ os demais veículos, simplesmente “passaram de lado” da velhinha e continuaram sem sequer “incomodarem” o tal do caleluia, “pelos prejuízos”… conto/ficção?!...

Pelo que tudo indica, o MPLA esta perdendo a terceira guerra nacional, a guerra nas estradas, esta, produz inegavelmente mais mortos do que a guerra dos canhões e das kalachinikoves.

Mas, porque acontece tal “massacre” nas estradas de angola? Porque morre tanto ou mais gente em Angola num mês do que na guerra civil Sírio, Que nos causa ‘algum’ pesar?..

O governo pelo que tudo indica não governa, o povo (principalmente a rapaziada) FRUSTRADOS, apressam-se em buscar refúgio no álcool e na adrenalina que resulta em irresponsabilidade a todos os níveis, obviamente tais ingredientes adicionados (repito) a uma polícia de trânsito apática, irresponsável e corrupta, produz; SANGUE NAS ESTRADAS.

Quem põe uma Kalachinikov completamente municiada nas mãos de um individuo cronicamente stressado, ou nas mãos de um bêbado? Claro a resposta seria um retumbante. NÃO…  

Se o MPLA, estivesse de facto “interessado” em vencer esta guerra, para o benefício e bem-estar das populações, começaria a dar passos sérios e significativos no ordenamento e saneamento suburbano caótico, tal iria resultar seguramente, numa “machadada mortal” a extensão do paludismo e doenças relacionadas, combate a pobreza, que resultaria em maior qualidade de vida, significativa diminuição do “stress, tromboses etc.”…

Contribuiria para o exponencial surgimento de empregos, cresceria e ordenava-se a rede de negócios informal, surgiria mais estradas alternativas (pacificava-se os integrantes e componentes da “guerra”)…

A instituição estatal, responsável pelo ordenamento da rede viária, distribuía ou produzia abundante sinalização horizontal, vertical e aérea, a polícia de trânsito obrigada ou coagida a agir de forma responsável e educativa/preventiva… Enfim, a mortandade a todos os níveis, sob vários aspectos e ângulos iria seguramente diminuir.

Quem seria o beneficiário desta acertada politica e intenção? Governantes e Governo, numa palavra o País inteiro.

Se os bilhões de Usd, gastos no célebre projecto Kilamba, tivessem sido gasto na urbanização e saneamento das zonas periféricas de Luanda, teriam poupado centenas de vidas humanas, e o combate a pobreza teria sim rumo…

“Não há surdo pior do que aquele que se recusa terminantemente a ouvir”.- Proverbio popular
Estou certo ou estou errado?