Lisboa – “A ocupação colonial, o seu impacto económico e social em Angola – o caso do planalto do Bié entre 1890 a 1961” é o título da tese de mestrado defendida pelo vice-chefe do Estado-Maior General para as Infra-estruturas e Logística, general Geraldo Abreu Muengo Ukwachitembo "Kamorteiro" no passado dia 26 de Março, em Luanda.

Fonte: Club-k.net
O antigo responsável máximo do Alto Comando das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), então abraço militares da UNITA, fez mestrado em “História de Angola” no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda e obteve, como resultado final, 17 valores. Não se sabe, até aqui, se o mesmo adaptará a sua tese em livro.

O Club-K sabe que após a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, a 4 de Abril de 2002, na capital angolana, o general "Kamorteiro", mesmo enquadrado nas Forças Armadas Angolanas (FAA) com o cargo de chefia, dedicou-se em terminar seus os estudos, tendo efectuado, inicialmente, uma licenciatura em “História” no ISCED de Luanda.

De salientar após o termino do conflito armado que assolou o país durante 27 anos, a maior parte dos oficiais superiores (e não só) da UNITA, passaram a dedicar-se em formação superior. Na primeira semana de Agosto de 2012, o general Abílio José Augusto Kamalata Numa fez – com distinção – o seu mestrado na Universidade Autônoma de Barcelona, Reino de Espanha, em “Direcção Estratégica e Gestão de Inovação”.

Já no dia 19 de Agosto do transacto ano, a presidente nacional da Liga da Mulher Angolana (LIMA), Miraldina Olga Jamba, obteve o grau académico de mestre em “Língua Portuguesa”, também no ISCED de Luanda.