Benguela – Depois dos protestos da direcção do Bloco Democrático a reagir sobre a intervenção do presidente da CASA-CE a quando da sua passagem pela “Quintas de Debate” na OMUNGA, no passado dia 27 de Março, em que teria feito referência a baixa de intensidade nas actividades de campo por parte do PRS, do Bloco Democrático e de outras forças políticas da oposição, Abel Chivukuvuku para colocar termo a rumores e mal-entendidos, emitiu a seguinte “nota de imprensa”:

Fonte: CASA-CE
Lamento profundamente que declarações por mim proferidas no decurso de uma das várias palestras realizadas na província de Benguela, tenham tido uma interpretação que não corresponde com o meu ponto de vista, quanto a importância e ao papel dos partidos políticos da oposição no actual contexto do nosso País.

Durante a palestra, foi colocada uma questão sobre o papel dos partidos políticos da oposição com base numa referência de Artur Pestana Pepetela, segundo a qual: “O MPLA com esta oposição governará mais 100 anos”. Eu referi-me a forma como o regime caracteriza os vários partidos políticos da oposição e aqueles de que mais teme.
A uns como o PRS é o MPLA quem diz ser um partido de cariz regionalista, por pretender o federalismo. O que questiono, porque acho não ser errado um partido pensar assim é, se tem uma estratégia definida para tal.

Quanto ao Bloco Democrático, o regime acusa de ser um Partido elitista e de intelectuais das redes sociais. A minha resposta foi: eles podem pensar desta forma, mas tendo um norte, podem não querer até dizer que vão governar, mas contribuir para o exercício da Democracia e de suporte a um governo verdadeiramente democrático. Nem todos os partidos podem governar ao mesmo tempo, mas podem contribuir todo tempo. Esta foi e é a minha visão.

No entanto, se não consegui expressar o acima vertido, a todos os que se sentiram lesados, apresento as minhas sinceras desculpas.

A CASA – CE continuará como tem feito até aqui, promovendo e participando no esforço de concertação entre todas as forças políticas da oposição em Angola.

O propósito central da nossa existência como força política é o de contribuir para a realização da mudança positiva, ordeira e pacífica em Angola.

Balombo, aos 29 de Março de 2014

Abel Chivukuvuku
Presidente da CASA-CE