Luanda - As comemorações alusivas ao 4 de Abril, dia consagrado à Paz e Reconciliação Nacional, têm início nesta segunda-feira, 31 de Março, e terminarão a 10 de Abril próximo, sem acto central com carácter político, disse em Luanda, uma fonte do Ministério da Administração do Território.

Fonte: Angop
A celebração da efeméride, que este ano decorre sob o lema “Pela paz e unidade nacional, consolidemos a democracia”, não terá um acto central com carácter político, à semelhança dos anos anteriores, mas apenas manifestações recreativas e religiosas a serem realizadas em todas províncias, precisou.

A fonte explicou que as comemorações do 4 de Abril visam desenvolver acções que incutam nos angolanos os ideais de paz, da fraternidade, da solidariedade, da justiça social, da unidade e da reconciliação, incentivar e promover o espírito de tolerância, entre outros valores.

Do conjunto de acções previstas para este ano, em Luanda, a fonte destacou a reabertura da linha do CFL para o Porto de Luanda e a inauguração de infra-estruturas terrestres e terminais marítimos no Porto de Luanda, Museu da Escravatura, Capossoca, Macoco e Mussulo.

Faz igualmente parte o culto ecuménico que terá lugar no Estádio Nacional 11 de Novembro, o festival musical da paz, a conferência sobre a paz e a unidade nacional, bem como a exposição fotográfica “Angola - os caminhos do desenvolvimento”.

A agenda inclui ainda, entre outras actividades, o festival de teatro da paz, a inauguração da biblioteca do distrito urbano de Rangel, de 50 casas sociais (inseridas no programa de 200 fogos habitacionais), assim como da nova sede do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA).