Malanje – Talvez eu tenha nestes últimos tempos pedido demais as oposições com acento parlamentar que temos em Angola. Note-se que me refiro às oposições utilizando o verbo “pedir”, deste modo deixo claro a inexistência, portanto do arrogante verbo “exigir”, pois, entendo que nada se deve exigir a quem nada pode dar como experiência governativa, nem mesmo para dar a ele ou eles próprios.

Fonte: Club-k.net
Porém não me eximo em assacar responsabilidades acrescidas a quem voluntariamente se candidatou expressamente ao cargo regimental de exímio opositor a um regime que por si só se basta relutantemente para administrar o regime totalitarista nos é imposto há trinta e nove anos!

Tento esforçar-me para tentar perceber objetivamente a razão que levou o Abel Chivukuvuku a atacar a estratégia definida pelo Bloco Democrático! Sinceramente não sei de onde saiu todo esse sincretismo apóstata disseminado pela inteligência descomunal do cidadão político e líder da CASA-CE!

Ter-se-á entusiasmado ao extremo para sequer poder discernir que nenhuma ditadura pode ser reformada?

Ou ainda o Chivukuvuku não se deu conta que após o ditador Agostinho Neto ter-nos comido toda carne em apenas três anos de regime ditatorial, o nosso ditador de estimação JES tem calado os nossos sonhos a mais de trinta e quatro (34) anos ininterruptos?

Ou apenas quis o líder da CASA-CE massagear o seu impoluto ego sem se importar contra quem atirava os seus disparatados obuses linguareiros despropositados? Não esqueça o político Chivukuvuku, que ao deflagraras bojardas impróprias para consumo aos microfones das rádios internacionais “Voz da América” e da “DW” Alemã, ele criou automaticamente um contencioso com a sociedade política oposicionista que até tinha particular simpatia pelo claudicante deputado licenciado.
 
É BOM NÃO ESQUECER AS MEMÓRIAS DO PASSADO.

Abel Chivukuvuku não se esqueça de que ele mesmo faz parte do jogo político começado desde já com cartas marcadas, ou o Deputado licenciado é ele mesmo uma carta muito bem marcada do jogo político conduzido pela casa de segurança militar?

Por enquanto prefiro calar-me e não alardear pressupostos injustificáveis no atual momento, porem, peço encarecidamente ao Abel que não estique demais a corda para que ela não se parta no lugar errado, pois eventualmente o companheiro Abel deduza que o lado errado da corda seja de facto o Bloco Democrático, mas não, o Bloco democrático não é aqui nem na China o elo mais fraco da corda caso ela quebre.

O ABEL TEM TODO DIREITO DE CRITICAR E VICE-VERSA, MAS VIGIAR A OPOSIÇÃO SEM ACENTO PARLAMENTAR; VALHA-ME DEUS, ISSO É O MESMO QUE PROCURAR CHIFRES EM CABEÇA DE CAVALO!

Porém o meu amigo Abel Chivukuvuku tem todo o direito de criticar a quem ele bem entenda criticar, mas que o faça com lucidez política. Criticar um político quando se é político é legítimo do ponto de vista da verdade política.  O que não se entende a intenção do Abel tentar fraturar a oposição que luta com extremas dificuldades contra o gigante açambarcador MPLA/Kopelipa-JES!  

Como o país político poderá conviver com políticos comprometidos com a sociedade política oposicionista se digladiam desnecessariamente com acusações impróprias, sobretudo num país onde vigora um regime anormal em toda a sua essência. Torna-se disfuncional um político comprometido com a oposição criticar infundadamente outro partido da oposição!

A outra face da moeda, é que se torna viável e legítimo criticar qualquer figura publica Off Road do poder político, criticar não é proibido, aquele que critica deve igualmente sujeitar-se a critica de qualquer cidadão enquanto figura publica que é.

Mas o que não pode acontecer nas oposições, é que as lideranças se diminuam umas as outras, essa atitude somente ajuda a adulterar o jogo político em detrimento do fortalecimento da oposição já de si bastante fragilizada.

O ABEL FOI MAL ACONSELHADO, TRATOU-SE DE UM MERO ACTO DE INFANTILIDADE E/OU FOI UMA ATITUDE DESINTELIGENTE?

 A atitude de Abel Chivukuvuku apenas não passou de uma fracassada tentativa de atirar areia para os olhos de toda sociedade civil ativa para junto dela ele crescer, mas o tiro saiu-lhe pela culatra.

Todos nós que ficamos aqui em Angola a pelejar sem armas contra o partido hegemônico MPLA/JES conhecemos muito bem a trajetória de vida política ativa da família Pinto de Andrade em geral e em particular dos meus ousados parentes, Justino Pinto de Andrade e Vicente Pinto de Andrade!

Falo assim porque senti-me deveras ofendido com o discurso ofensivamente aflorado pelo político Chivukuvuku.

Talvez o Abel Chivukuvuku não se tenha dado ainda conta, que a luta anti-regime não começou no dia que a UNITA e o Abel chegaram a capital do país, nós já cá estávamos a lutar a muito contra o ditador JES no interior no interior do MPLA.

Talvez o Abel não nos conheça bem e por isso fala a toa, talvez mesmo o Abel esteja a querer provocar uma sangria e escolheu sangrar onde as veias não têm a muito sangue para tirar, pois foi-nos todo tirado pelos anos a fio passados nas prisões do regime onde permanecemos anos a fio por discordarmos com os adversos posicionamentos do ditador JES dono do regime do qual Abel defende, e com ele criou parcerias de desenvolvimento antissocial, pois não é segredo para ninguém que as difusas políticas publicas do MPLA JES são de plena exclusão social.

É bom que o Chivukuvuku saiba inclusive que essas pessoas a muito defenderam a integração social da UNITA onde o amigo Abel com mérito defendeu as suas cores a mais de trinta anos, também acredite que essas pessoas a quem desenhou acusando-os de não serem pessoas com condições de governar a nossa terra, não estão minimamente interessados em juntar-se aos bandidos que governam catastroficamente a nossa coisa publica nacional.

O Abel é o único político a afirma que a sua organização política tem capacidade de governar o país, mas, pergunto; qual é a experiência adquirida pela CASA-CE e/ou do seu líder que supera a integridade política dos nossos kambas Justino Pinto de Andrade, Filomeno Vieira Lopes, Bonavena e o Nascimento, para citar apenas alguns quadros que individualmente a muito deram já provas da sua integridade política e capacidade técnica de administrar as áreas que dominam.

Essas pessoas ora ofendidas ou no mínimo insultadas a muito se batem abertamente contra o regime totalitarista do qual o Abel fez-se parceiro legitimado nas fraudulentas eleições de 31 de Agosto de 2011.

Já agora diga-nos, afinal o que de diferente faria o líder da CASA-CE para melhorar o regime imagem do regime fraudador de eleições? Faria o político uma fraude menos espalhafatosa e mais aceitável?

Meu amigo Abel você sabe tão bem quanto eu, que ditadura é ditadura e democracia é democracia; não podemos misturar as duas coisas no mesmo tacho, sob-risco de cozinharmos em Angola uma salada russa a La Vladimir Putin.

QUEM NÃO DIVIDE AJUNTA, NÃO SEPARA JAMAIS COMPANHEIRO ABEL!

O Abel por acaso não conhece aquele ditado sábio de que diz o seguinte; aquele que não é contra nós não separa, mas ajunta? Amigo Abel, não se deve exigir nada a alguém sem primeiro nos organizarmos, no mínimo torna-se ultrajante fazer oposição desregrada e sem princípios no seio da própria oposição, é desonroso e frustrante e antiético esse tipo de comportamento de quem como eu esperava e espero muito mais e melhor do nosso Abel.

Sinceramente baqueie quando ouvi as palavras desconfortáveis proferidas pelo político em causa, sobretudo por saber-se que não fica bem nem é de bom tom atacar traiçoeiramente outro partido da oposição que tem estado sempre ao lado do povo, ou será que pretenda alcançar o poder pelo poder?  

Ficou muito vincado que o líder da CASA-CE tem vigiado a performance do Bloco democrático, e isso é outra falta de ética vigiar as atividades do partido dirigido pelo professor Justino Pinto de Andrade; é claro que o Bloco Democrático não precisa nem tem qualquer interesse que eu esteja aqui a tomar as dores de um partido do qual não faço parte.

Porém, como cidadão tenho esse direito de colocar-me do lado da razão. Estranhei saber que o Abel e a sua CASA-CE afinal anda a vigiar os partidos da oposição ao invés de vigiar a desgoverno protagonizado pelo partido da situação.

Meu amigo Abel não foi o Bloco Democrático quem legítima a ditadura no parlamento como uma oposição sitiada, mas confortada por não fazer oposição nenhuma, pois discursos feitos apropriadamente para consumo de surdos não é fazer oposição nenhuma meu amigo!

Não me diga que foi para isso que aceitou participar voluntariamente no jogo político viciado e conquistado a preceito pelo meu partido o MPLA com a descomunal fraude eleitoral construída pela casa de segurança militar?

OPOSIÇÃO ANGOLA NÃO É A RESPONSÁVEL PELO DESCAMINHA QUE O PAÍS LEVA Há 39 ANOS

Com segurança posso afirmar que não foi nem é a UNITA a responsável pelo estado miséria degradante que Angola se encontra. Mesmo que se coloque na balança a participação da UNITA nos muitos governos de reconciliação nacional, ainda assim a UNITA não passou de uma vitima potencial por excelência no emaranhado de teias criadas pelo regime para que esta o ajuda-se a permanecer no poder.  

Por outro lado nem por isso o partido de Samakuva pode dar-se ao luxo de sentir-se capacitado e com moral de se fazer governo sem olhar a quantidade de quadros que estão no quintal chamado Angola pertença de José Eduardo dos Santos! Agora sabemos que já temos o substituto de JES para governar Angola de forma diferente, pois segundo o presidente da CASA-CE, somente a sua organização tem vocação para ser governo em Angola! Bem haja amigo Abel.