Luanda - O ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, foi informado nesta terça-feira, 01, em Luanda, sobre a actividade desenvolvida pelo Fórum de Mulheres Jornalistas Para a Igualdade no Género (FMJIG) desde a sua criação, em 2007, num encontro que manteve com uma delegação desta agremiação, encabeçada pela sua coordenadora, Josefa Lamberga.

Fonte: Angop
A trajectória desta associação profissional está resumida em três vídeo-discos, que contêm imagens das distintas actividades  desenvolvidas em todas as províncias do país, ao longo deste período, e foram entregues, na ocasião, ao ministro Luís de Matos.

No encontro, a comitiva de mulheres jornalistas deu a conhecer ao governante que a luta contra a violência doméstica, às práticas discriminatórias contra a mulher e a fraca informação sobre os assuntos relacionados com o género feminino levaram à criação do Fórum de Mulheres Jornalistas Para a Igualdade no Género.  

As representantes do FMJIG realçaram o facto de as suas acções estarem a ser apoiadas por instituições internacionais, como o Programa Alimentar Mundial (PAM), a União Europeia (UE), a Ajuda Popular da Noruega (APN),  e a BBC de Londres, sem contudo, indicar que tipo de apoios.

No final do encontro, o porta-voz da Comunicação Social, Paulo Gomes, considerou o encontro de "salutar", "aberto" e "franco" sobre os propósitos do fórum na luta contra a violência doméstica.

“Pensamos que a partir deste momento estão criadas as condições para uma sequência de actos que garantem o apoio institucional do Ministério à luz daquilo que são as obrigações desse órgão do Executivo”, frisou.  

O Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade no Género propõe-se a atingir objectivos como a transmissão de conhecimentos às comunidades sobre a lei Contra a Violência Doméstica e a capacitação da camada feminina para maior representação neste sector.