Benguela – A Fundação Eduardo dos Santos (FESA) paralisou há cinco anos a reabilitação e ampliação da escola nº 12 de Artes e Ofícios (também conhecida por escola da Liga), no bairro da Calomanga, município de Benguela, tudo por falta de financiamento.

Fonte: Club-k.net
A obra iniciou em 2005 e foi abandonada em 2009 por aquela instituição de solidariedade que se comprometera reabilitar, alegadamente por insuficiência de verbas para a conclusão da mesma.

Entretanto, o responsável da empresa construtora “Ecorsul”, Osvaldo Santos, garantiu aos jornalistas que “nos próximos dias a obra reinicia e que a paralisação por cinco anos deveu-se a falta de dinheiro da FESA. Uma vez resolvida está questão tudo faremos para que até o final de Agosto ou Outubro do ano em curso, possamos entregar a obra concluída”.

Por outro lado, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Nelson da Conceição, tranquilizou os benguelenses que “a escola manterá os cursos antigos, I Ciclo, técnico-profissionais e de I ciclo de formação-geral que são carpintaria, electricidade, pedreiros e outros com a duração de três anos”.

Segundo os estatutos caracteriza-se a FESA como é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica e os seus estatutos estão publicados no Diário da República nº 17 III Série, de 26 de Abril de 1996.

A sua homologação foi feita pelo Conselho de Ministros, em reunião deste órgão colegial do Governo realizada aos 16 de Outubro de 1996, e que é fundador o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.