Cabinda – Nos últimos dias, diz-se que a Aldina da Lomba – através de um emissário – tem estado a pressionar as autoridades tradicionais daquela a fazerem uma missiva (um espécie de abaixo-assinado) com teor a seu favorecer, a fim de justificar cerca de 500 milhões de dólares que o Governo Provincial de Cabinda (GPC) tem actualmente como divida pública.

Fonte: Club-k.net
A referida missiva, segundo dizem,  tem como destinatário o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Em vários círculos do GPC e locais de tchiówa, não se compreendem como (e o porque) da tamanha monstruosa divida pública por parte do Executivo de Cabinda, num curto período de dois anos, enquanto que no consulado de Aníbal Rocha este número fora acumulado em sete anos.

Alguns críticos, em Cabinda, partilham a ideia de que a governadora Aldina da Lomba, ao tomar posse no cadeirão máximo da província, tinha cometido o erro crasso de assinar tantos encargos económicos, despesas e contratar várias empresas a prestaremsServiços junto do GPC, sem antes fazer um estudo profundo do montante que aquela província se beneficia através do OGE.

 
Sabe-se que ainda nas vésperas das eleições gerais, a também primeira secretária do MPLA em Cabinda, distribuiu dezenas de motorizadas aos membros de direcção deste partido. Os beneficiários chegaram de contestar a oferta, alegando que nas eleições de 2008 foram lhes dados carros.