Lisboa - Faleceu, na noite desta quarta-feira (08) em Luanda, o medico Sebastião Sapuile Veloso que ao tempo do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN), ocupou o cargo, de Ministro da Saúde, indicado pela UNITA, partido de que foi militante.

 

Fonte: Club-k.net

Sebastião Sapuile Veloso que ultimamente se instalara na província do Bié, sua terra natal, deslocou-se recentemente em Luanda tendo aproveitado o momento para  ir, no domingo (6),  visitar a sua casa no projecto Nova Vida, arrendada a cidadãos chineses.  Ao sair do Nova Vida, o ex- dirigente teve, naquela noite uma crise de AVC, na via expresso tendo sido entretanto socorrido por alguém que o reconheceu e o levou de imediato  para a Clinica Multiperfil, ainda vivo.

 

Na manha do dia em que teve a crise, ele disse  aos seus familiares que não iria a Igreja porque  não sentia-se  bem.  Veloso subiu ao carro e começou a ler a bíblia.  Daí, a família só voltou a dar-se por ele, por volta das 14horas através do  telefonema da pessoa que o encontrou na via expresso  em estado de desfalecimento.  Ficou internado durante três dias, acabado por não resistir.

 

Afastado dos holofotes da política, Sebastião Veloso, esteve com certa regularidade na imprensa, no ultimo congresso da UNITA, pela sua pretensão de disputar a liderança do partido. Teria ficado pelo caminho por insuficiência de requisitos para o efeito.

Reações e reconhecimento

Notabilizou-se mais como ministro da saúde, por ter sido um dos membros mais dinâmicos do governo. Em meios da sociedade civil, na voz do jurista Albano Pedro,  este malogrado medico é referenciado como “um dos melhores governantes produzidos pelo GURN sendo exemplo de coerência, determinação e compromisso com a Pátria.”

 

De acordo com o jurista o “Seu mandato como Ministro da Saúde da República de Angola ficou marcado por não ter sido dócil ao JES chegando mesmo a afastar de certos cargos do Ministério da Saúde indivíduos com posições fortes e muito chegados ao Arquitecto da Paz. Essa veia de homem de carácter ditou a saída do cargo. Desde então nunca mais foi visto em assuntos públicos. A sua inesperada partida mostra que Angola ainda não está preparada para pessoas sérias. Que Deus o tenha!”.

 

O ex- governante estava casado com uma cidadã brasileira de quem separou-se logo após ter deixado o governo.  Pessoas  ao seu redor descrevem-no como tendo nos últimos momento apresentado sinais de um individuo bastante  deprimido.